Talapa diz que experiência de combatentes deve ser explorada

0
8
A presidente da Assembleia da República diz que os veteranos da Luta de Libertação Nacional, pela sua experiência,  tem um papel crucial na defesa da soberania e no combate ao terrorismo. Margarida Talapa falava, este sábado,  aos Combatentes, no âmbito das celebrações antecipadas do Dia da Vitória.

As celebrações do dia dos Acordos de Lusaka começaram mais cedo para os Combatentes da Luta de Libertação Nacional, com a presidente da Assembleia da República a reconhecer o papel dos libertadores da Pátria.

Na visita à Casa do Povo, a Ministra dos Combatentes, Nyeleti Mondlane, explicou que a experiência dos Combatentes deve ser usada para vencer os desafios actuais.

Antes da ida ao Parlamento, o grupo realizou visitas guiadas a monumentos históricos, nas cidades de Maputo e Matola.

Por onde passavam, os combatentes observavam e ouviam tudo atentos, com o objectivo de revitalizar a história, que na verdade, é por eles bem conhecida.

Porque a ideia é tornar as celebrações da Vitória marcantes, depois de visitar as instalações da Revimo, alguns combatentes tiveram a oportunidade de, pela primeira vez, atravessar a Baía de Maputo, por meio da ponte Maputo-Katembe.

Os veteranos da Luta de Libertação Nacional defendem que deve haver maior preservação dos monumentos históricos.

O dia dos Acordos de Lusaka assinala-se este domingo, 07 de Setembro. O também conhecido como Dia da Vitória marca a data em que se chegou ao entendimento de pôr fim à Luta de Libertação Nacional, em 1974.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!