27.1 C
New York
Wednesday, November 26, 2025
InícioNacionalPolíticaDIÁLOGO INCLUSIVO: Primeiros auscultados em Tete defendem alteração da Constituição

DIÁLOGO INCLUSIVO: Primeiros auscultados em Tete defendem alteração da Constituição

Resumo

Na Assembleia Municipal da Cidade de Tete, vários representantes de diferentes setores apoiaram a revisão da Constituição da República durante uma sessão do Diálogo Nacional Inclusivo. Os participantes destacaram a necessidade de clarificar a separação de poderes, com ênfase na independência do poder judicial, sugerindo restrições à nomeação de magistrados pelo Presidente e uma transferência de responsabilidades executivas para o Primeiro-Ministro. Além disso, defenderam uma maior inclusão nas áreas socioeconómicas, culturais e políticas.

Várias sensibilidades reunidas, hoje, na sala da Assembleia Municipal da Cidade de Tete — entre membros de organizações da sociedade civil, académicos, religiosos e políticos — manifestaram-se a favor da revisão da Constituição da República, durante a primeira sessão de auscultação pública no âmbito do Diálogo Nacional Inclusivo.

Os primeiros intervenientes consideram necessário clarificar a separação de poderes — legislativo, executivo e judicial —, assegurando, sobretudo, maior independência do poder judicial. Sugerem, igualmente, que se encontrem mecanismos que impeçam o Presidente da República de nomear elementos da magistratura, bem como que parte das responsabilidades executivas seja transferida para o Primeiro-Ministro.

Acima de tudo, apelaram a uma maior inclusão nas oportunidades socioeconómicas, culturais e políticas.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Cerca de US$ 21,9 bilhões serão necessários por ano para atingir as metas globais de HIV em países de baixa e média rendas

Corte de fundos na resposta ao HIV provocam maior revés em...

0
Um novo relatório do Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids alerta que a resposta global ao HIV enfrentou um grande revés devido à redução de fundos e à falta...
- Advertisment -spot_img