Resumo
A Assembleia da República (AR) de Portugal elegeu 50 Ligas Parlamentares de Amizade, Solidariedade e Cooperação entre Moçambique e outros países. Estes grupos de deputados de diferentes partidos têm como objetivo promover a cooperação e amizade entre parlamentos de diferentes nações, discutindo legislação em setores específicos. As ligas, criadas ao abrigo do artigo 181 da Constituição da República, visam reforçar as relações entre povos, Estados e parlamentos, promovendo a troca de experiências parlamentares e em outras áreas de interesse comum a nível bilateral e multilateral.
Trata-se de grupo de deputados de diferentes partidos para promover a cooperação, amizade entre parlamentos de diferentes países e discutir legislação em sectores específicos.
Na ocasião, a presidente da Comissão das Relações Internacionais, Cooperação e Comunidades na AR, Catarina Dimande, referiu que as ligas são criadas ao abrigo do disposto no número 1 do artigo 181 da Constituição da República, visando o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os povos, Estados e parlamentos.
As ligas vão garantir ainda a promoção a nível bilateral e multilateral, troca de experiências no domínio parlamentar, bem como em outras áreas de interesse comum.
Foto: S. Manjate
Fonte: Jornal Noticias






