27.1 C
New York
Friday, January 30, 2026
InícioEconomiaReino Unido quer reforçar parceria com Moçambique e prevê mobilizar até 3...

Reino Unido quer reforçar parceria com Moçambique e prevê mobilizar até 3 mil milhões USD em investimento

Por: Alfredo Júnior

A ministra do Desenvolvimento Internacional e África do Reino Unido, Baroness Jenny Chapman, está a realizar uma visita oficial a Moçambique para reforçar a parceria bilateral e assinar um pacto que pode mobilizar até 3 mil milhões de dólares em investimento britânico no país, numa iniciativa que pretende impulsionar um crescimento económico inteligente e sustentável, com foco em benefícios mútuos, informou a Embaixada britânica em Maputo.

No primeiro dia da visita, que ocorre no quadro da nova “Approach to Africa” do Reino Unido, uma visão que aposta em relações baseadas em respeito, igualdade e prioridades partilhadas, a ministra britânica e o ministro moçambicano do Planeamento e Desenvolvimento rubricaram o Pacto de Crescimento Económico Inclusivo Reino Unido–Moçambique, um compromisso estratégico que visa desbloquear investimento responsável e criar melhores oportunidades de emprego para os cidadãos moçambicanos.

O acordo prevê que os recursos mobilizados sejam direccionados para várias áreas de desenvolvimento económico, incluindo a promoção de mercados de capitais, agricultura, inovação climática, industrialização verde, fortalecimento do Estado de direito e iniciativas de saúde e empoderamento feminino. Esta abordagem procura fomentar um ambiente mais atractivo para investimento privado e público, ao mesmo tempo que impulsiona sectores-chave da economia e promove crescimento com maior inclusão social e sustentabilidade ambiental.

A visita de Baroness Chapman surge numa altura em que o Reino Unido e Moçambique procuram consolidar relações mais profundas, ampliando a cooperação para além dos tradicionais modelos de ajuda, e reforçando áreas como governança, clima, serviços sociais e desenvolvimento económico.

Com este pacto, Londres e Maputo mantêm uma visão conjunta de alavancar a presença britânica no país através de investimentos estratégicos, promoção de empregos e transferência de capacidades, abrindo caminho a uma parceria de longo prazo que visa não apenas o crescimento económico, mas também a construção de sistemas mais resilientes e inclusivos para o futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

PR inaugura fábrica de processamento de grafite em Nipepe

0
A Presidente da República, Daniel Chapo, inaugura esta manhã uma fábrica de processamento de grafite no distrito de Nipepe, na província do Niassa.O Chefe...
- Advertisment -spot_img