Resumo
Xai-Xai, em Gaza, acolheu a sessão devolutiva da Assembleia Cidadã, onde são apresentadas ao governo as deliberações e recomendações dos cidadãos sobre resiliência climática e gestão de recursos naturais. As contribuições surgem num momento crucial para a planificação provincial do próximo ano, sendo integradas nas ações de desenvolvimento económico e social. O evento contou com a presença de várias entidades, incluindo Administradores Distritais, Presidentes dos Municípios de Gaza e representantes de organizações parceiras.
As Assembleias Cidadãs em Moçambique são processos participativos e deliberativos que envolvem cidadãos e cidadãs sorteados para contribuir em decisões públicas sobre a resiliência climática e a gestão de recursos naturais.
As contribuições da Assembleia chegam num momento estratégico, já que o governo provincial inicia o ciclo de planificação para o próximo ano. As recomendações serão integradas como contributo para as ações de desenvolvimento econômico e social.
O evento conta com a participação dos Administradores Distritais, Presidentes dos Municípios de Gaza, Diretores dos órgãos de governação descentralizada, representantes do Estado na Província, além dos parceiros Delibera Brasil e MASC, que apoiam a concepção do processo.
Fonte: MEF




