Um dia depois de a Seleção Nacional feminina alcançar o inédito apuramento para um Europeu – a disputar este verão – a Federação Portuguesa de Basquetebol revelou os convocados da Seleção masculina, tendo em vista a qualificação para o Euro 2025.
Sem surpresas, o selecionador Mário Gomes deixou de fora Neemias Queta – nos Estados Unidos, ao serviço dos Boston Celtics (NBA) – e o prodigioso Rúben Prey, de 19 anos, poste que atua nos universitários norte-americanos.
Para os dois derradeiros jogos da qualificação, a Seleção Nacional conta com dois atletas de Sporting, Benfica e FC Porto. Por sua vez, o Vitória de Guimarães encerra o lote nacional.
Portugal ocupa o 3.º lugar do Grupo A, com seis pontos, a um de Israel (2.ª) e Eslovénia (1.ª), já apuradas para o Europeu. Uma vez que o 3.º lugar também dá acesso à prova, a Seleção Nacional ambiciona vencer Israel – em Riga (Letónia), na noite de 21 de fevereiro (19h) – e na receção à Ucrânia, em Matosinhos, na noite de 24 de fevereiro (19h).
Os “Linces” não alcançam o Europeu desde 2011. Antes, em 2007, em Espanha, terminaram com o jejum que durava desde 1951 e alcançaram, de forma inédita, a 2.ª fase de grupos.
Consulte os 14 convocados por Mário Gomes.
Bases: Anthony da Silva (Évreux, II Liga francesa), Diogo Ventura (Sporting) e Rafael Lisboa (Ourense, II Liga espanhola),
Postes: Cândido Sá (Cáceres, 3.ª divisão espanhola), Daniel Relvão (Benfica), Gonçalo Delgado (FC Porto), Miguel Queiroz (FC Porto), Ricardo Monteiro (Vit. Guimarães) e Vlad Voytso (Cantabria, II Liga espanhola).
Extremos: André Cruz (Sporting), Diogo Brito (Ourense, II Liga espanhola), Diogo Gameiro (Benfica), Francisco Amarante (Oviedo, II Liga espanhola) e Travante Williams (Oradea, Roménia).
Fonte: Mais Futebol