Por Vanildo Polege
Milagre Macome, treinador do clube canarinho, deixou ficar aquilo que são as perspectivas do clinic tendo em conta o número de treinadores inscritos que superou as expectativas.
“O nosso basquetebol a além do investimento de infraestruturas e investimento na componente financeira, carece também de treinadores qualificados. Há uma necessidade de continuamente potenciar os nossos treinadores com acções de formação, com clínicas anuais, e só assim que poderemos dar volta ao estado de letargia em que nos encontramos. Este clínico vai ter a duração de três dias, com vários conteúdos”.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Por seu turno, Nasir Salé, renomado treinador moçambicano e da equipa feminina do Ferroviário de Maputo, apontou para os benefícios desta formação destinada aos vários treinadores inscritos.
“Olhando para aquilo que é a essência dos escalões de formação e da alta competição, referir que esta clínica vai trazer muito mais valia, em função daquilo que possa ser o intercâmbio com treinadores estrangeiros e locais, o principal objetivo é aprender”.
Já alguns dos treinadores que participam da formação, nomeadamente Sandra Nuvunga e Betuel Muchanga, afirmaram que o clinic vai não só sanar suas dúvidas, mas também vai preparar os jovens treinadores para melhor orientar as suas equipas.
“Como já tenho experiência na área há anos com treinadores internacionais, é aprender, tornar-me uma grande treinadora. É por isso que estamos aqui, não perco a oportunidade de poder ter os novos conhecimentos, que é também poder partilhar com os atletas que tenho estado a formar”, afirmou Sandra Nuvunga.
“Espero desenvolver mais as minhas capacidades intelectuais com os atletas e espero adquirir mais conhecimento com os outros treinadores. Tenho tantas dúvidas que ainda não pude esclarecer, com este encontro teremos mais oportunidades de esclarecer as dúvidas e ter esse melhor intercâmbio entre países, principalmente africanos”, concluiu Betuel Muchanga.
O clinic, é promovido pelos canarinhos, que somam 70 anos de existência no cenário do desporto moçambicano, e para além de treinadores moçambicanos a orientar a formação, também foram convidados os prelectores, José Carlos Guimarães, Amílcar Benedito e Alberto Bumba de Angola, numa sessão que contou com várias caras já conhecidas no basquetebol nacional. (LANCEMZ)
Fonte: Lance