O Maxaquene venceu na noite de ontem o Costa do Sol por 67-52, no jogo-2 da final do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo – Jogabets Pro, empatando (1-1) assim a série do “play-off” que se disputa à melhor de cinco partidas.
A equipa orientada por Horácio Martins entrou forte, abrindo uma vantagem de 13-6 a cinco minutos do fim do primeiro quarto, que terminou com um parcial de 22-12 a seu favor. No segundo quarto, o Costa do Sol reagiu e venceu por 22-16, reduzindo a desvantagem para apenas três pontos ao intervalo (38-35).
Na reabertura, os “canarinhos” impuseram-se defensivamente, impedindo os “tricolores” de pontuar durante cinco minutos e assumindo a liderança com um parcial de 7-0 (38-45). No entanto, a formação da casa conseguiu recuperar e terminou o terceiro quarto com um empate a 50 pontos.
O último quarto foi de cortar a respiração. O Maxaquene fez valer o factor casa e, com 4:22 por jogar, já vencia por 61-50. A equipa soube gerir a vantagem até ao apito final, dominando o quarto com um parcial expressivo de 17-2, vencendo por 67-52, resultado que quebra a invencibilidade do Costa do Sol.
“CANARIMHAS” AMPLIAM VANTAGEM
Na final feminina, o Costa do Sol, que já havia vencido o jogo-1 por 59-53, voltou a triunfar (2-0) diante do Ferroviário, desta vez por 48-44, colocando-se a uma vitória do título.
O Ferroviário começou melhor e venceu o primeiro quarto por 11-4. No segundo, a equipa “canarinha” reagiu com um parcial de 12-7, reduzindo a diferença para apenas dois pontos ao intervalo (18-16).
Na segunda parte, o equilíbrio manteve-se. Ambas as equipas marcaram 16 pontos no terceiro quarto (32-32), deixando tudo em aberto para os últimos 10 minutos. No derradeiro quarto, o Costa do Sol conseguiu uma ligeira vantagem e limitou-se a controlar o jogo até ao final, com novo parcial de 16-14.
As equipas voltam a defrontar-se amanhã, na “Catedral do Basquetebol”, para o decisivo jogo-3.
Fonte: Jornaldesafio