Início Nacional Sociedade Acidente de viação causa 11 mortes e oito feridos em Chongoene

Acidente de viação causa 11 mortes e oito feridos em Chongoene

0
Onze pessoas morreram e outras oito ficaram gravemente feridas, num acidente de viação que ocorreu por volta das 6 horas desta segunda-feira, em Maciene, no distrito de Chongoene. A polícia aponta excesso de velocidade e ultrapassagem irregular como as causas do sinistro

 

Onze pessoas morreram, nesta segunda-feira, e outras oito ficaram feridas, duas das quais em estado grave, em consequência de um acidente de viação no cruzamento de Maciene, no distrito de Chongoene, província de Gaza. A informação foi confirmada pelo Hospital Provincial de Xai-Xai.

“Dois têm traumatismo crânio-encefálico grave e um paciente com traumatismo crânio-encefálico moderado. E tivemos uma com traumatismo facial, uma criança com uma policontusão e outra ilesa. Dois pacientes serão internados nos cuidados intensivos, três serão internados no serviço de cirurgia e um terá alta. Então, destes dois, um tem mau prognóstico e estará, portanto, nos cuidados intensivos. No total, foram onze óbitos extra-hospitalares”, avançou o director do Departamento de Medicina no Hospital Provincial de Xai-Xai, Stélio Tamele.

O sinistro ocorrido por volta das 6 horas envolveu um transporte semicolectivo de passageiros, que vinha da África do Sul com destino a Massinga, na província Inhambane e, uma “carrinha de carga” que seguia o sentido Chongoene–Xai-Xai.

“Ocorrem muitos sinistros, entretanto iguais a este nunca havia presenciado antes. Há registo de óbitos, mas não sei precisar o número. Há duas crianças que saíram ilesas no Quantum que vinha da África do Sul”, revelou Marleta, testemunha residente em Maciene.

Devido à gravidade do embate, pelo menos 10 pessoas morreram no local, além de feridos, que foram imediatamente socorridos para o Hospital Provincial de Xai-Xai.

“Não sei como é que foi. Eu também estou a admirar enquanto estou aqui. O carro estava a correr. E, agora, estou mal”, disse um dos sobreviventes.

De acordo com o director do Departamento de Medicina no Hospital Provincial de Xai-Xai, Stélio Tamele, seis pacientes deram entrada nos serviços de urgências e, destes, dois estão em estado grave.

O chefe da relações públicas da Polícia da República de Moçambique, em Gaza,  Carlos Macuácua, avançou as prováveis causas do acidente.

“Recebemos um comunicado de um sinistro que envolveu um auto pesado de passageiros de marca Toyota, em serviço de transporte de passageiros na altura seguia a cidade de Xai-Xai. E, chegado no local, executou uma manobra e colidiu com um autocarro pesado de mercadoria que fazia sentido contrário. Das consequências do acidente, neste momento, estamos com dez óbitos, oito feridos,  dos quais quatro em situação clínica grave. A causa provável do acidente, consta da perícia uma ultrapassagem irregular, aliada a velocidade excessiva”, explicou.

 

ACIDENTES MATAM 66 PESSOAS EM SETE MESES EM GAZA

Os atropelamentos são a principal causa de aumento de acidentes mortais na província de Gaza, tida como uma das três províncias dos país com índices  alarmantes de mortes por sinistros rodoviários.

Só para se ter uma ideia, nove pessoas morreram por mês de Janeiro a esta parte, na sequência de 58 acidentes de viação que fizeram mais de 219 vítimas.

“66 pessoas mortas e outras 157 feridas é o rescaldo na sequência dos sinistros registados até Agosto.”

As autoridades do Instituto Nacional de Transportes rodoviários, INATRO, dinamizam, nos próximos dias, operações para mitigar os elevados índices em distritos ao longo da estrada nacional. A garantia foi dada pelo pelegado provincial do INATRO, Alfeu Macaringue.

“O trabalho que se segue nas próximas semanas vai incidir em  pontos de maior ocorrência de acidentes como são os casos de Xai-Xai, Bilene, Chongoene Limpopo” concluiu.

 

Fonte: O País

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version