O Governo nomeou Aníbal Mbalango como o novo Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique (AT), em substituição de Elisa Zacarias. A decisão foi anunciada esta terça-feira, após a realização de mais uma sessão do Conselho de Ministros.
A sessão, para além da nomeação do novo dirigente da AT, foi marcada pela aprovação do decreto que viabiliza o Plano de Desenvolvimento do Projecto Coral Norte (FLNG), referente à produção de gás natural liquefeito (GNL) na área offshore da bacia do Rovuma. O plano prevê uma produção anual de 3,55 milhões de toneladas durante 30 anos, com início das operações estimado para o segundo trimestre de 2028.
O Governo aprovou igualmente a segunda fase do desenvolvimento deste campo de gás, que envolverá a instalação de uma infra-estrutura flutuante de liquefação e seis poços de produção. O investimento associado está avaliado em cerca de 7,2 mil milhões de dólares norte-americanos.
No domínio da governação, o Executivo fez o balanço dos primeiros 82 dias do Plano de 100 Dias, tendo sido concluídos 45 dos 96 indicadores definidos. Outros 36 indicadores apresentam um nível de execução entre 75% e 99%, enquanto 15 registam uma execução inferior a 75%.
Quanto à escassez de combustível que se regista em algumas regiões do país, o porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa, assegurou que existem reservas disponíveis nos portos. Segundo explicou, os constrangimentos estão relacionados com a logística de distribuição, estando o Executivo a acompanhar de perto a situação.
Ainda no plano da segurança, o Governo confirmou a ocorrência de um ataque armado na localidade de Nhamapadza, distrito de Marínguè, província de Sofala. Um grupo de seis indivíduos incendiou sete viaturas na Estrada Nacional Número Um (EN1), a cerca de 300 quilómetros da cidade da Beira. Não foram registadas vítimas humanas.
Fonte: O Económico