27.1 C
New York
Tuesday, November 11, 2025
InícioNacionalSociedadeArranca reassentamento promovido pela Vulcan em Moatize

Arranca reassentamento promovido pela Vulcan em Moatize

Resumo

Cerca de duzentas famílias serão reassentadas devido à expansão da mina de carvão mineral da Vulcan em Moatize, Tete. As famílias das comunidades de Ntchenga e Mphandwa serão realojadas em Nhamitsatsi, a 33 quilómetros de Moatize, com novas habitações em construção. A Secretária de Estado em Tete, Cristina Xavier Mafumo, assegurou que estão a ser criadas condições adequadas para o reassentamento, incluindo acesso a infraestruturas e melhores condições de vida. A Vulcan, que substituiu a Vale em abril de 2022 por 270 milhões de dólares, está a investir cerca de vinte milhões de dólares nas obras, que estão 70% concluídas. Além das infraestruturas sociais, os reassentados poderão beneficiar de projetos de desenvolvimento.

Cerca de duzentas famílias serão reassentadas, para dar lugar à expansão da mina de extracção do carvão mineral da Vulcan, no distrito de Moatize em Tete.

São famílias que as suas residências foram abrangidas pela expansão das actividades de exploração de carvão mineral pela mineradora Vulcan Moçambique, nas comunidades de Ntchenga e Mphandwa, no distrito de Moatize, que terão como novo destino a localidade de Nhamitsatsi situada a cerca de trinta e três quilómetros da cidade de Moatize.

A Secretária de Estado na província de Tete, Cristina Xavier Mafumo, visitou o local onde estão a ser construídas as novas habitações e afirmou que as condições necessárias para acolher os reassentados estão a ser criadas, destacando a importância da mineradora garantir que as famílias tenham acesso a infra-estruturas resilientes e melhores condições de vida.

Segundo a governante, para além de contemplar infra-estruturas sociais, os reassentados poderão beneficiar de alguns projetos de desenvolvimento.

O director executivo da Vulcan, Mukesh Kumar, adiantou que as obras estão em cerca de setenta por cento de execução e estão orçadas em cerca de vinte milhões de dólares.

A mineradora Vulcan assumiu as operações da anterior concessionária, Vale, em Abril de 2022, numa transação avaliada em cerca de 270 milhões de dólares.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Mandlakazi celebra 68 anos com desafios de construir infra-estruturas sociais

0
O Município de Mandlakazi celebrou 68 anos como vila, destacando desafios como a falta de infraestruturas básicas e oportunidades de emprego. Os munícipes...

Maputo celebra hoje 138 anos

- Advertisment -spot_img