27.1 C
New York
Friday, October 10, 2025
InícioNacionalPolíticaBancadas preocupadas com mau atendimento hospitalar na Zambézia

Bancadas preocupadas com mau atendimento hospitalar na Zambézia

Resumo

Na segunda sessão ordinária da Assembleia Provincial da Zambézia, as bancadas da Renamo e do MDM expressaram preocupação com as más condições dos hospitais nos distritos de Pebane, Mopeia e Mocuba, destacando a falta de condições básicas e consequências negativas para a população. Foi relatado um caso em que uma mulher perdeu o bebé devido à falta de transporte adequado devido à falta de combustível. Os líderes das bancadas apelaram ao Governo Provincial para melhorar a situação, disciplinar funcionários e humanizar o atendimento nos hospitais. Também foi mencionada a paralisação de obras públicas e a necessidade de aumentar a arrecadação de receitas próprias. O governador reconheceu os problemas, atribuindo a falta de execução de atividades ao atraso na aprovação do orçamento provincial e a interrupção das obras a fatores conjunturais.

‎‎As bancadas da Renamo e do MDM manifestaram, ontem, na abertura, ontem, da segunda sessão ordinária da Assembleia Provincial da Zambézia, preocupação com o estado precário das infra-estruturas hospitalares nos distritos de Pebane, Mopeia e Mocuba.
Os chefes das duas bancadas denunciaram a falta de condições básicas nos serviços de saúde e suas consequências negativas para a população.
‎‎A chefe da bancada do MDM, Nita Murabiua, relatou que, recentemente, em Pebane, uma mulher perdeu o bebé durante uma viagem em transporte semi-coletivo, após não conseguir transferência em ambulância devido à falta de combustível.
‎Segundo Murabiua, a paciente, com complicações após cinco meses de gestação, foi instruída a custear o combustível necessário para o transporte até ao Hospital Central de Quelimane. Sem meios financeiros, a mulher optou por viajar num transporte público, onde acabou por sofrer um aborto espontâneo.
‎Assim, apelou ao Governo Provincial para disciplinar os funcionários públicos e humanizar o atendimento nos hospitais, sublinhando que situações como esta demonstram uma “profunda falta de empatia e responsabilidade” no sector da saúde.
‎‎Por seu turno, o chefe da bancada da Renamo, Adriano Jones, chamou atenção para a necessidade de o Governo Provincial aumentar a sua capacidade de arrecadação de receitas próprias. Segundo o político, em Maquival, a cobrança de impostos está paralisada devido à falta de livros de receitas, o que afecta o funcionamento dos serviços públicos.
‎‎Também o chefe da bancada do MDM, Bosco Jackson, criticou a paralisação de várias obras públicas, o que, segundo disse, limita o acesso da população a serviços básicos essenciais.
‎‎Em resposta, o governador da Zambézia, Pio Matos, reconheceu as dificuldades apontadas, explicando que algumas actividades previstas para este ano não foram executadas devido ao atraso na aprovação do orçamento provincial.
‎Sobre a interrupção das obras, Matos referiu que a situação resulta de factores conjunturais que provocaram ruptura no financiamento de diversos projectos.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

COMUNICADO SOBRE CONTAS FALSAS NAS REDES SOCIAIS

0
O Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação, através do CSIRT Nacional, alerta para a existência de contas falsas nas redes sociais em...
- Advertisment -spot_img