Início Economia Banco da Reserva da África do Sul Mantém Taxa de Juro Inalterada...

Banco da Reserva da África do Sul Mantém Taxa de Juro Inalterada em Meio a Incertezas Globais

0

A decisão do Banco da Reserva da África do Sul (SARB) sobre a taxa de juro de referência está a gerar atenção dos mercados financeiros e investidores. O banco central sul-africano deve anunciar a sua posição na quinta-feira às 15h, e a maioria dos economistas acredita que a taxa se manterá nos 7,5%, após três cortes consecutivos de 0,25 pontos percentuais.

Um Cenário de Incerteza

A estabilidade da taxa de juro ocorre num contexto de incertezas globais, impulsionadas, sobretudo, pelas políticas comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump. Desde o seu regresso à Casa Branca em janeiro, Trump tem implementado tarifas agressivas sobre os seus parceiros comerciais, o que aumentou as expectativas de inflação a níveis não vistos desde 1993. Como resultado, a possibilidade de um aumento das taxas de juro nos EUA pressiona diretamente as decisões do SARB.

“Acho que eles provavelmente vão pausar por agora”, afirma Patrick Buthelezi, economista da Sanlam Investment. Segundo ele, o banco central pode estar preocupado com a possibilidade de o Federal Reserve dos EUA vir a aumentar as taxas de juro para mitigar os impactos inflacionários das tarifas. Caso isso aconteça, o Rand sul-africano poderá enfraquecer, exigindo uma resposta do SARB.

Os Dilemas do SARB

Apesar da inflação ter permanecido estável em 3,2% em fevereiro, ligeiramente abaixo da previsão de 3,4%, analistas acreditam que o SARB não estará pronto para reduzir ainda mais os custos de empréstimo.

De acordo com Tertia Jacobs, economista do Investec Bank, o banco central poderá argumentar que “os riscos permanecem inclinados para cima, num contexto de guerra comercial e volatilidade cambial”. Contudo, há fatores deflacionários emergentes, como a relativa estabilidade do Rand e a descida dos preços do petróleo, que poderiam justificar cortes futuros.

A situação orçamental também pesa nas decisões do SARB. O orçamento apresentado a 12 de março inclui uma proposta de aumento do IVA em 0,5 pontos percentuais nos dois próximos anos, mas enfrenta resistência no Parlamento. A incerteza política e económica gerada pelo orçamento também pode ser um fator para manter as taxas inalteradas.

Impacto nas Relações EUA-África do Sul

Outro ponto que pode influenciar a decisão do SARB é a deterioração das relações comerciais entre África do Sul e Estados Unidos. Existe o receio de que o país perca o estatuto preferencial sob o African Growth and Opportunity Act (AGOA), que representa cerca de 3,6 mil milhões de dólares em exportações anuais para os EUA.

Este receio tem levado investidores institucionais, como Franklin Resources, JPMorgan Chase & Co e Wells Fargo & Co, a reduzir a sua exposição a títulos sul-africanos, provocando saídas de capital em ritmo não visto desde as eleições de maio do ano passado.

<

p style=”margin-top: 0in;text-align: justify;background-image: initial;background-position: initial;background-size: initial;background-repeat: initial;background-attachment: initial”>Conclui-se que, diante deste cenário de incertezas globais, tensões comerciais e desafios internos, o SARB parece inclinado a manter a taxa de juro nos 7,5%. No entanto, a evolução da política monetária dos EUA e os desdobramentos do orçamento sul-africano serão fatores determinantes para futuras decisões sobre a política monetária do país.

Fonte: O Económico

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version