Por Vanildo Polege
Em basquetebol Moçambique vai disputar a maior prova a nível do continente africano, depois de perder na final diante da Angola por 45-38, tendo conseguido a amealhar o segundo lugar, conquistando assim a tão sonhada qualificação ao Afrobasket.
Na sua rede social Facebook, a Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), afirmou que espera muito mais destas atletas, no sentido de melhor servir a nação.
“Desta geração de jovens jogadoras, a Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), espera que grande parte chegue num futuro breve à Selecção Nacional de Honras, a principal”.
VOLEIBOL TAMBÉM CONQUISTA PRATA E DISTINÇÕES INDIVIDUAIS
Já em voleibol, o combinado feminino quedou-se também na segunda posição dos Jogos da AUSC R5. No jogo da final, o conjunto nacional lutou até ao fim, mas não conseguiu contrariar a congénere da África do Sul, que venceu a partida por 2-3 num encontro muito disputado.
Para além da conquista da medalha de prata, o voleibol moçambicano tem mais motivos para celebrar nos Jogos Regionais da AUSC – African Union Sports Council, duas atletas nacionais integram o “Seis Ideal” da competição!
As distinções individuais foram para Artimiza Tembe, que foi eleita a melhor bloqueadora do torneio, e para Emília Suade, reconhecida como a melhor atacante.
Os jogos da AUSC, são compostos por várias modalidades, dentre elas a bola ao cesto, e visa a interação entre os jovens atletas da região 5 de África e visa também o desenvolvimento do desporto, aliado à educação e cultura. (LANCEMZ)
Fonte: Lance