27.1 C
New York
Friday, October 17, 2025
InícioDesportoDrone russo atingiu sarcófago de Chernobyl, acusa presidente ucraniano

Drone russo atingiu sarcófago de Chernobyl, acusa presidente ucraniano

Volodymyr Zelensky diz que níveis de radiação estão a ser monitorizados

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky denunciou esta sexta-feira que um ataque com drone russo atingiu o sarcófago do reator danificado da central nuclear de Chernobyl. 

 O ataque noturno atingiu o abrigo da antiga unidade, causando um incêndio que já foi extinto, acrescentou. «Atualmente, os níveis de radiação não aumentaram e a monitorização está em curso. As avaliações preliminares indicam danos significativos no abrigo», disse Zelensky. 

 «Este abrigo foi construído pela Ucrânia juntamente com outras nações da Europa e de todo o mundo – juntamente com os Estados Unidos e todos aqueles que acreditam numa verdadeira segurança para as pessoas. O único país do mundo que atacaria uma instalação deste tipo, ocuparia centrais nucleares e faria uma guerra sem olhar a consequências é a Rússia atual. E isto é uma ameaça terrorista para o mundo inteiro», acusou. 

Zelensky divulgou imagens de vídeo da explosão, bem como imagens do incêndio e dos danos causados pelo ataque do drone.   

 A Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) disse que o pessoal de segurança contra incêndios e os veículos responderam poucos minutos depois de uma explosão durante a noite. Não foram registadas vítimas, acrescentou a agência. 

Apesar de recentes conversas com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Zelensky diz que a Rússia não parece interessada em diálogo: «Todas as noites, a Rússia leva a cabo este tipo de ataques contra as infra-estruturas e as cidades da Ucrânia. A Rússia continua a expandir o seu exército e não mostra qualquer mudança na sua retórica de Estado perturbada. Isto significa que Putin não está de todo a preparar-se para negociações – está a preparar-se para continuar a enganar o mundo. É por isso que tem de haver uma pressão unificada de todos os que valorizam a vida – pressão sobre o agressor. A Rússia tem de ser responsabilizada pelos seus actos.»

Fonte: A Bola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

ÁGUIAS ESPECIAIS TESTAM HOJE INVENCIBILIDADE DA PETROMOC

0
Petromoc enfrenta Águias Especiais no Campeonato da Cidade de Maputo de Futsal sénior masculino, com os "polícias" em quinto lugar a desafiar os...

MOÇAMBOLA REGRESSA SÁBADO

- Advertisment -spot_img