Quis o destino que no dia em que país tomou conhecimento do falecimento do antigo praticante e que se notabilizou nas modalidades de futebol, basquetebol, atletismo e badminton, Chiquinho Conde tenha já embarcado para Lisboa, capital portuguesa, para onde o timoneiro dos Mambas se deslocara afim de participar na actualização do nível UEFA PRO, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol em parceria com a Associação Nacional de Treinadores de Portugal.
O 15.º Seminário de Formação Contínua UEFA “Pro” – exclusivamente dedicado a treinadores com esta habilitação –, o qual decorrerá nos dias 27 e 28 de Maio de 2025, na Arena da Cidade do Futebol (Oeiras). A duração total do seminário será de 15 horas e permitirá aos treinadores nela participantes o exercício profissional futuro nas competições em Portugal e no Mundo.
Apesar de ausente, por motivos profissionais, Chiquinho Conde deixou ficar uma mensagem de consternação pelo falecimento do seu irmão e ídolo, missiva essa que foi apresentada por outro irmão do seleccionador nacional, neste caso Almiro Conde.
Na mensagem lê-se: ““A maneira como te deslocavas em campo, parecia um autêntico cavalo. Voavas como um pássaro e cabeceavas parecendo um verdadeiro remate com os pés. És o meu ídolo, jamais te esqueço”.
Orlando Conde perdeu a vida aos 70 anos, na cidade da Beira. Para além de ter sido jogador e dirigente do Ferroviário da Beira, Conde destacou-se como vice-presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol no elenco de Ilídio Caifaz, para além de ter sido seleccionador nacional de basquetebol no Zimbabwe. (LANCEMZ)
Fonte: Lance