Início Economia Daniel Chapo Defende Parcerias Sólidas Para Enfrentar os Desafios Globais

Daniel Chapo Defende Parcerias Sólidas Para Enfrentar os Desafios Globais

0

O Presidente da República, Daniel Chapo, defendeu ontem, em Yokohama, que os desafios actuais da conjuntura internacional só podem ser superados com parcerias sólidas entre Estados, assentes na confiança, inovação e inclusão.

Falando no Fórum de Parceria Económica no Oceano Índico-África, Chapo destacou que os fenómenos globais como as mudanças climáticas, a dívida externa, as tensões no comércio internacional e a transformação tecnológica impõem a necessidade de estratégias conjuntas.

Segundo o Chefe de Estado, a orla do Oceano Índico, que integra países africanos, a Índia e o Médio Oriente, deve ser encarada como um espaço de cooperação estratégica, sobretudo em sectores como infra-estruturas, energia renovável, logística portuária, comércio, educação e capacitação de jovens.

“Para Moçambique, país costeiro banhado pelo Oceano Índico, com mais de 2700 quilómetros de litoral e uma população maioritariamente dependente da agricultura e da pesca, a região assume um papel vital para a nossa estratégia de desenvolvimento sustentável”, afirmou.

O Presidente realçou que a cooperação internacional deve apoiar a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e estar em sintonia com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento 2025-2040, orientando-se para resultados práticos que promovam uma economia mais competitiva, resiliente e inclusiva.

<

p style=”margin-top: 0in;text-align: justify;background-image: initial;background-position: initial;background-size: initial;background-repeat: initial;background-attachment: initial”>Daniel Chapo destacou ainda que Moçambique está empenhado em reforçar o seu posicionamento como ponte de ligação entre África, Índia e Médio Oriente, consolidando o papel do país na integração económica do espaço do Oceano Índico.

Fonte: O Económico

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version