Início Desporto Emoções do Moçambola regressam depois de seis meses de espera

Emoções do Moçambola regressam depois de seis meses de espera

0
Cerca de seis meses depois de a Associação Black Bulls ter sido coroada campeã nacional de futebol de 2024, ou seja, de ter conquistado o Moçambola do ano passado, a maior prova futebolística está de volta, com a realização a partir deste sábado, 17 de Maio, da primeira jornada da da competição que era ansiosamente aguardada pelos amantes da modalidade.   

 

Por Redacção LanceMZ

 

Ao todo são 14 equipas que vão bater-se pela conquista do canecão mais cobiçado do futebol nacional. A cidade de Maputo e província de Nampula com três equipas cada uma são as que contribuem com maior número de representantes nesta prova que viu o número aumentar quando comparado com o da edição passada.  

 

As colectividades que vão tomar parte na prova são: Black Bulls, Ferroviário de Maputo, Costa do Sol (da cidade de Maputo), Desportivo da Matola (província de Maputo), Associação Desportiva de Vilankulo (Inhambane), Ferroviário da Beira (Sofala), União Desportiva do Songo, Chingale de Tete (Tete), Ferroviário de Nampula, Ferroviário de Nacala, Desportivo de Nacala (Nampula), Ferroviário de Lichinga (Niassa) e Baía de Pemba FC (Cabo Delgado).

 

VEJA A ANTEVISÃO DE HÉLDER DUARTE

Cada uma destas equipas preparou-se ao longo dos últimos meses para lutar pelos seus objectivos na prova, sendo que os colossos vão bater-se pela conquista do título e os clubes com menores posses vão procurar garantir a manutenção na prova quanto antes.

 

MAIS ÁRBITROS DE ELITE

 

Quem também esteve a preparar-se para a prova ao longo dos últimos meses é a classe dos árbitros. Segundo os dados divulgados pela CNAF, em 2025, um total de 139 árbitros foram submetidos aos testes, dos quais 115 aprovados e 24 reprovados, correspondente uma taxa de aprovação de 82%, o que representa um maior índice de aprovações comparado aos 64% registados no ano passado. 

 VEJA A ANTEVISÃO DE AKIL MARCELINO

Dos 84 indicados aprovados e fazem parte da lista da “Elite” que vai arbitrar o Moçambola, 36 são árbitros centrais e 48 assistentes. A Cidade de Maputo é a mais representada com um total de 18, seguida pelas Províncias de Nampula e Sofala com 10 e 9, respectivamente.

 

Este número representa um crescimento de cerca de 38% em relação ao ano passado, em que o Moçambola foi arbitrado por 52 árbitros – 24 centrais, 28 assistentes, sendo que deste grupo total de juízes 9 eram mulheres. (LANCEMZ)

 

JOGOS DA 1ª JORNADA

 

Sábado, 17 de Maio

Black Bulls – Ferroviário da Beira

 

Domingo, 18 de Maio

Costa do Sol – Textáfrica do Chimoio

Ferroviário de Nampula – AD Vilankulo

Ferroviário de Nacala – União Desportiva de Songo

Chingale de Tete – Desportivo de Nacala

 

Segunda-feira, 19 de Maio

Ferroviário de Maputo – Ferroviário de Lichinga

 

Terça-feira, 20 de Maio

Desportivo da Matola – Baía de Pemba

 

Fonte: Lance

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version