Início Economia Empresários Angolanos Prospectam Oportunidades em Moçambique

Empresários Angolanos Prospectam Oportunidades em Moçambique

0

Questões-Chave:

Uma delegação composta por vinte empresários angolanos encontra-se em Moçambique para explorar o mercado local e identificar oportunidades de investimento e parcerias estratégicas. A CTA assegura abertura e apoio total aos investidores, destacando sectores prioritários para a cooperação bilateral.

Num novo impulso para o reforço das relações económicas regionais, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) acolheu esta semana uma missão empresarial proveniente de Angola. A delegação, composta por vinte empresários de diversos sectores, encontra-se em território moçambicano com o objectivo de mapear oportunidades de negócio, estabelecer parcerias e avaliar potenciais investimentos.

Durante o encontro oficial com a CTA, foram apresentados sectores estratégicos com forte potencial de cooperação económica entre os dois países. A começar pela agricultura, em que Moçambique se destaca com mais de 36 milhões de hectares de terras aráveis, abundantes recursos hídricos e um clima favorável à produção agrícola diversificada.

O sector da indústria e construção civil também foi apontado como prioritário, com destaque para os projectos em zonas económicas especiais, habitação e grandes obras de infra-estrutura urbana e logística. Em paralelo, a energia mereceu atenção particular, dada a existência de significativas reservas de gás natural, recursos hidroeléctricos e energias renováveis.

Outros sectores identificados incluem o turismo, onde Moçambique apresenta uma das faixas costeiras mais preservadas da África Austral, e os serviços, com enfoque nas tecnologias de informação, logística e serviços financeiros.

Para o Presidente da CTA, Álvaro Massingue, a visita da delegação angolana é um sinal claro da crescente atracção de Moçambique como destino de investimento regional:

“Esta missão empresarial cria o espaço ideal para o estabelecimento de parcerias estratégicas e o lançamento de iniciativas empresariais concretas entre Moçambique e Angola”, afirmou.

Massingue reiterou ainda o compromisso da CTA em apoiar os empresários angolanos interessados em investir no país ou em identificar parceiros moçambicanos, com vista a garantir negócios mutuamente vantajosos.

A iniciativa reforça a aposta na integração económica regional e sublinha o papel activo do sector privado na dinamização das relações económicas entre os países da África Austral.

Fonte: O Económico

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version