Por Vanildo Polege
Amir Gafur, pediu ao presidente da Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF), que o campeonato Nacional em femininos, seja maioritariamente arbitrado por mulheres para espelhar os objectivos da formação que decorrer sob alçada dos instrutores da FIFA.
“Nós vamos ter este ano, no nosso plano, uma competição que é o nacional, mais uma vez, de futebol feminino, em agosto, possivelmente na província de Manica. Estamos já a organizar essa competição para agosto e pedimos ao Presidente Machel, para que esta competição feminina seja maioritariamente arbitrada por árbitras femininas, se não, todas elas sejam femininas, se possível”; disse o Vice-Presidente da FMF.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Gafur explicou também que a FMF, pretende trazer uma nova dinâmica ao futebol feminino, com a introdução de um modelo mais competitivo e descentralizado, ou seja, o organismo que dirige na qualidade de vice-presidente quer transfigurar a ideia que, só se joga futebol feminino em Maputo.
“Para o ano de 2026, a Federação está a trabalhar no sentido de não ser um campeonato nacional que juntamo-nos numa só cidade. Vamos fazer um campeonato nacional com 15 equipas, mas nós gostaríamos que no próximo ano, haja mais jogos femininos, Isto é, além dos provinciais, hajam os zonais. Vamos trabalhar nesse sentido de haver competição zonal. Isto é, zona Norte, as equipas da zona Norte vão jogar entre si, em duas voltas, as equipas da zona Centro vão jogar entre si, em duas voltas, as equipas da zona Sul vão jogar entre si, em duas voltas. Isto é, com 8 a 10 equipas e o nosso gabinete técnico está a trabalhar, no sentido de haver mais jogos do nosso nacional, e posteriormente, fazermos uma fase final, o que vai dar, pelo menos, 20 jogos, 30 jogos, a todas as atletas, para terem uma certa endurância”, explicou Gafur.
A formação segue, hoje quinta-feira no seu penúltimo dia, com o seu término previsto para está sexta-feira, 20 de Junho na sede da FMF. (LanceMZ)
Fonte: Lance