Resumo
No "play-off" da final do Campeonato da Cidade de Maputo Jogabets PRO, o Costa do Sol venceu o Ferroviário de Maputo por 44-48, aumentando a sua vantagem para 2-0. Eleotéria "Formiga" Lhavanguana destacou-se com 14 pontos. O Ferroviário terá no próximo jogo a última oportunidade de lutar pelo título. O jogo foi equilibrado, com o Costa do Sol a vencer graças ao desempenho de Eleotéria e de Shelsea Rafael. O próximo jogo, que pode ser decisivo, está marcado para sábado, 20 de setembro. Em caso de vitória do Costa do Sol, a final fica em 3-0; se o Ferroviário vencer, a decisão será no jogo quatro, agendado para domingo, 21 de setembro.
Por Alfredo Júnior e Symon Guebas (Fotos)
Para o segundo jogo do play-off da final da Jogabets PRO o Ferroviário de Maputo entrou determinado para reverter a desvantagem trazida da partida anterior em que saiu derrotada por seis pontos de diferença (59-53) e abordou o primeiro quarto a todo gás, conseguindo uma vantagem de 7 pontos (11-4) no final dos primeiros dez minutos.
Porém, as “canarinhas” equilibraram os pratos na balança conseguindo um parcial de 7-12 no segundo quarto, colocando o resultado ao intervalo em 18-16, números que indicavam que as duas equipas se apresentaram tensas e com produtividade baixa para 20 minutos de jogo.
A partida seguiu equilibrada no terceiro quarto, com ambas equipas a mostrarem pouca eficácia na concretização do tiro exterior, terminando a etapa empatados a 32 pontos, fruto de um parcial de 14-16 a maior para o C.
As “canarinhas” assumiram o controlo do jogo nos primeiros cinco minutos do último quarto que registava o resultado de 38-41, porém a liderança do marcador foi alternando ao longo dos últimos instantes (ao longo do jogo registou 12 mudanças na liderança do marcador). Para o Costa do Sol valeu o excelente momento de forma apresentado por Eleotéria “Formiga” Lhanvanguana que voltou a ser determinante para conduzir a equipa de Leonel Manhique à vitória por 44-48.
Para além da prestação de Eleotéria “Formiga” Lhanvanguana com 14 pontos e 5 ressaltos, há a destacar o duplo-duplo de Shelsea Rafael que anotou 13 pontos e ganhou 11 ressaltos, enquanto que do lado do Ferroviário de Maputo Silvia Veloso voltou a ser a jogadora mais inconformada, marcando 11 pontos, 3 assistências e 8 ressaltos, coadjuvada por Carla Covane que fez 12 pontos e capturou 7 ressaltos.
O jogo 3 do “play-off” que poderá ser decisivo está marcado para a tarde de sábado, 20 de Setembro, pelas 16:30 Horas, no Pavilhão do Maxaquene. Caso o Costa do Sol vença poderá fixar a final em 3-0 e arrebatar o título. Em caso de vitória do Ferroviário de Maputo a decisão será no jogo quatro agendado para domingo, 21 de Setembro. (LANCEMZ)
Fonte: Lance