Início Tecnologia INTIC participa do Fórum sobre Transformação Digital e novas fronteiras da comunicação...

INTIC participa do Fórum sobre Transformação Digital e novas fronteiras da comunicação e Marketing

0

INTIC participa do Fórum sobre Transformação Digital e novas fronteiras da comunicação e Marketing

Este foi o maior evento de profissionais de Comunicação, Marketing e Relações Públicas realizado em Moçambique. A cerimônia de abertura foi presidida pelo Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), em representação do Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Prof. Doutor Eng. Américo Muchanga.

O evento contou com a participação de altos quadros nacionais e estudantes de Comunicação, Relações Públicas e Marketing. Foram abordados temas de grande relevância para o sector, incluindo: o impacto da Inteligência Artificial e Big Data na Comunicação, Comunicação Governamental na era Digital e o Papel da Comunicação na Gestão de Crises, entre outros.

A participação do INTIC neste evento reforça seu papel como órgão regulador do sector de Tecnologias de Informação e Comunicação em Moçambique, cuja missão é criar condições que permitam ao país avançar de forma segura, inclusiva e resiliente rumo à Sociedade Digital.

Durante sua fala para cerca de duzentas pessoas presentes, Lourino Chemane afirmou que as acções do INTIC abrangem desde a regulação, supervisão e fiscalização do sector, implementação da certificação digital, gestão do domínio “.mz”, segurança cibernética, protecção de dados pessoais no ecossistema digital, além de promover uma governação digital eficiente. “Nosso compromisso é garantir que as tecnologias sejam instrumentos de progresso, soberania e desenvolvimento humano”, destacou.

Chemane acrescentou ainda que “a participação do INTIC no COMARP Fórum 2025 reveste-se de especial relevância. O tema desta edição, ‘Transformação Digital e as Novas Fronteiras da Comunicação e Marketing’, está em perfeita sintonia com os desafios e prioridades nacionais”, acrescentou.

Durante seu discurso, Lourino Chemane destacou que “não se pode falar de Transformação Digital sem abordar a forma como comunicamos, mobilizamos e construímos confiança entre cidadãos, instituições e mercados. Este é um passo fundamental para assegurar que a inovação tecnológica seja acompanhada por uma comunicação ética, responsável e inclusiva.”

Ele explicou ainda que a forma como comunicamos e fazemos Marketing está sendo profundamente alterada pelo uso de tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas, Blockchain, Realidade Aumentada e Virtual. Para Chemane, estas ferramentas já não representam um futuro distante, mas uma realidade presente, influenciando a criação de conteúdos, a personalização de mensagens, a segmentação de públicos e a tomada de decisões estratégicas.

“Particularmente, a Inteligência Artificial está abrindo novos horizontes. Sua aplicação no Marketing Digital e na comunicação institucional permite compreender melhor o comportamento dos cidadãos, oferecer serviços personalizados, antecipar tendências e criar experiências mais interactivas. Contudo, também exige reflexão sobre ética, protecção de dados e privacidade, transparência algorítmica e inclusão. Disse.”

Fonte: INTC

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version