Início Nacional Sociedade Jorge Ferrão propõe reflexão sobre ética e mentira 

Jorge Ferrão propõe reflexão sobre ética e mentira 

0
O reitor da Universidade Pedagógica de Maputo propõe uma reflexão profunda sobre a ética e a mentira, esta última vista por estudiosos como estratégia de sobrevivência dos seres vivos, incluindo o homem.  

Jorge Ferrão deu uma aula aberta na Universidade que dirige, esta terça-feira, subordinada ao tema “O comportamento animal para além da força”.

O académico fez contraponto com os evolucionistas Charles Darwin  e Lixing Sun, este último que defende que todo ser, incluindo o homem, é mentiroso. 

Nós fizemos este contraponto de Darwin e Lixing Sun e Lixing Sun é alguém que escreve e diz todos os seres precisam de mentir. Então, quer seja para se alimentar, para sobrevivência, reprodução, etc, explicou o académico, acrescentando que a natureza não seria natureza se não tivesse esse tipo de argumentos para existência. 

Diante desta realidade, uma questão surge: Como fazer coexistir a ética e a sobrevivência? Indagou o académico. 

“Mentir não ajuda, mas se não o fizer também não sobrevive”, sustentou. Assim, Ferrão propõe uma reflexão sobre como olhamos para as relações entre os animais e as formas, muitas vezes, ludibriadas, que usam para conseguir seus objectivos. 

É que segundo explica o académico, a força já não é o pressuposto para sobreviver, como sustentava Darwin há mais de 500 anos. O reitor da UP explica que “Darwin dizia, como base, que só sobrevivia na natureza aquele que era forte, mas 500 anos depois desta teoria descobre-se que há muitas espécies que sobrevivem graças à sua astúcia”. Para deixar mais claro o seu raciocínio, disse que tais espécies têm a capacidade de enganar os outros para poder  sobreviver, ludibriar para poder ter uma fémea, mentir para, enfim, deixar que o seu DNA se reproduza.  

A aula aberta ministrada pelo académico enquadra-se no âmbito da celebração dos 40 anos de existência da Universidade Pedagógica.

Fonte: O País

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version