Por: Gentil Abel
A Kawena Distributors (Pty) Ltd, empresa sul-africana com forte presença em Moçambique, anunciou oficialmente que encerrará as suas operações após a reunião de credores marcada para o dia 1 de Outubro de 2025. A informação foi divulgada através de um comunicado assinado pelo CEO do grupo, Clem Dos Santos.
Segundo a nota, a decisão foi tomada após múltiplos esforços da direcção para garantir a continuidade da empresa, incluindo contactos com diversos níveis do governo moçambicano e a Presidência da República. No entanto, os impactos financeiros dos tumultos e distúrbios políticos registados entre o final de 2024 e o início de 2025 tornaram insustentável a recuperação da empresa.
“Apesar de todos os nossos esforços, não conseguimos garantir o investimento necessário para recapitalizar a empresa”, lê-se no comunicado. A empresa aponta ainda a actual incerteza económica em Moçambique, agravada por uma das piores crises de liquidez da história recente do país, como um dos factores determinantes para o encerramento.
A Kawena agradeceu o apoio dos colaboradores, mineiros e clientes ao longo da sua trajectória de 35 anos no mercado, e garantiu que o processo de encerramento será supervisionado por administradores de recuperação empresarial, assegurando uma conclusão justa e transparente, em conformidade com a legislação sul-africana.
A Kawena serviu a comunidade mineira moçambicana mais de 35 anos.