Início Nacional Sociedade Kawena Fecha as portas em Moçambique 

Kawena Fecha as portas em Moçambique 

0
[ai_summary timestamp=”01/10/2025 às 13:37″ summary=”A Kawena Distributors, uma cadeia de distribuição popular entre moçambicanos na África do Sul, vai encerrar as suas operações em Moçambique devido a perdas financeiras dos protestos pós-eleitorais e falta de reembolso do IVA. Após 35 anos de atividade, a empresa não conseguiu obter o investimento necessário para continuar, devido à incerteza económica e crise de liquidez em Moçambique. O CEO do grupo, Clem Dos Santos, afirmou que o encerramento será ordenado e que todas as questões pendentes serão tratadas de forma justa. Alguns clientes tentaram levantar produtos nos postos de distribuição, mas as portas estavam fechadas. O encerramento definitivo está previsto para quarta-feira, após uma reunião com os credores.”]
A cadeia de distribuição de diversos produtos entre alimentares e de construção:  Kawena Distributors, muito usada por moçambicanos que trabalham na África do Sul, maioritariamente mineiros, vai encerrar as suas operações em Moçambique, a partir de hoje, dia 1 de Outubro de 2021.

O anúncio que marca o fim de 35 anos de operações em Moçambique tem como causa as perdas financeiras  apontada como causa as perdas financeiras advindas dos protestos pós-eleitorais havidas em finais do ano passado e início deste, mas também a falta de reembolso do IVA a vários anos. 

“Ao longo dos últimos onze meses, a gestão trabalhou incansavelmente para salvaguardar o futuro da empresa. Mantivemos contactos com todos os níveis do governo, incluindo a Presidência de Moçambique,” lé -se num comunicado a que tivemos acesso. 

O mesmo documento, assinado por Clem Dos Santos, CEO do grupo acrescenta que “Apesar de todos os nossos esforços, não conseguimos garantir o investimento necessário para recapitalizar a empresa. A actual Incerteza económica em Moçambique, agravada por uma das piores crises de liquidez da sua história recente, tornou impossível obter financiamento externo no tempo disponível.”

Ainda no documento em alusão destinado aos clientes e colaboradores a empresa garante que o processo de encerramento será ordenado, e que todas as questões pendentes serão tratadas de forma justa e transparente. 

“Este não é o desfecho que a gestão, os nossos colaboradores ou os nossos fiéis clientes desejavam. Agradecemos sinceramente a confiança, resiliência e apoio demonstrados ao longo desta difícil jornada”. 

Após o anúncio, esta terça-feira, alguns clientes dirigiram-se aos postos de distribuição para levantar os seus produtos, mas debalde. as portas estavam fechadas. 

Há quem pondera no lugar de ter os produtos pelos quais havia investido, ter o dinheiro de volta. 

O encerramento que está previsto para esta quarta-feira, irá acontecer após uma reunião com os credores

Fonte: O País

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version