Início Economia Mais Parceiros Aumentam Aposta na Central Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa

Mais Parceiros Aumentam Aposta na Central Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa

0

O Banco de Comércio e Desenvolvimento (TDB) e a Africa50, plataforma pan-africana de financiamento de infra-estruturas, comprometeram-se a disponibilizar até 2,5 mil milhões de dólares — cerca de metade do montante necessário para a construção da central hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa. Situado no rio Zambeze, o empreendimento é apontado como estratégico para Moçambique e para a África Austral, pelas suas implicações económicas, energéticas e geopolíticas.

O anúncio foi feito em Maputo por Admassu Tadesse, presidente e administrador-executivo do TDB, durante a Assembleia Geral de Accionistas da Africa50, presidida pelo Chefe de Estado, Daniel Chapo. Actualmente, decorrem actualizações dos estudos técnicos, ambientais, económicos e sociais, considerados essenciais para a definição do modelo financeiro, estruturação do investimento e conclusão da documentação necessária.

Além do financiamento da central, foi assinado um acordo para apoiar a construção de três linhas de transporte de energia eléctrica, com capacidade superior a 800 quilowatts (kW), reforçando a integração do sistema energético regional.

Daniel Chapo destacou que o Governo pretende transformar Moçambique num ponto estratégico de energia na região, interligando o país a vários Estados do interior através de linhas de transmissão eléctrica que cruzam fronteiras. Sublinhou que estas iniciativas, aliadas a projectos de digitalização e integração regional, impulsionam a criação de emprego, a diversificação económica e o desenvolvimento sustentável.

O presidente-executivo da Africa50, Alain Ebobissé, afirmou que Moçambique reúne condições para se tornar num dos maiores produtores e distribuidores de energia do continente africano. “Trabalhamos para que este projecto, além de gerar energia limpa e competitiva, seja um catalisador de investimentos e inovação no sector energético da região”, sublinhou.

Fonte: O Económico

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version