A rede é um resultado do primeiro Congresso Global de Vítimas do Terrorismo da ONU, realizado em setembro de 2022. Ela reúne vítimas e sobreviventes, associações e organizações da sociedade civil do mundo todo.
Solidariedade a todas as vítimas
O objetivo é fornecer um espaço seguro para apoio mútuo, resiliência e capacitação de defensores, educadores e agentes da paz.
O subsecretário-geral da ONU para o combate ao terrorismo, Vladimir Voronkov, expressou solidariedade a todas as vítimas, independentemente de nacionalidade, etnia ou religião, e prestou homenagem à sua coragem e resiliência.
Ele afirmou que “diante de uma tragédia pessoal inimaginável, muitos escolheram levantar a voz, tornando-se poderosos defensores da solidariedade e da tolerância”.
Voronkov destacou que em muitos casos, as necessidades das vítimas e sobreviventes são urgentes e carecem de recursos. Segundo ele, a assistência internacional e nacional continuam sendo cruciais.
Apoio da Espanha
O desenvolvimento do Votan recebeu apoio financeiro da Espanha e seu lançamento marca um passo importante que permitirá que as vítimas se conectem e apoiem umas às outras.
O ministro espanhol das Relações Exteriores, José Manuel Albares Bueno, declarou que as sinergias entre a sociedade civil e os governos são essenciais para entender as necessidades das vítimas.
Fonte: ONU