Resumo
A Primeira-Ministra de Moçambique, Benvinda Levi, reafirmou em Beijing o compromisso de priorizar as questões de género a nível global, durante a Conferência de Líderes Mundiais sobre a Mulher, no contexto dos 30 anos da Declaração e Plataforma de Ação de Beijing. Levi destacou os avanços de Moçambique na implementação dos compromissos de Beijing, como a paridade de género no Conselho de Ministros em 2022, o aumento da escolaridade das raparigas para cerca de 50% e a redução da taxa de mortalidade infantil de 97% para 77% por cada mil nascidos.
Levi falava no decurso da Conferência de Lideres Mundiais sobre a Mulher, no âmbito da Celebração dos 30 anos da Declaração e Plataforma de Acção de Beijing.
Falando no Centro de Convenções de Beijing, a governante referiu que Moçambique traduziu os compromissos de Beijing em avanços concretos com destaque para a paridade de género (50/50) no Conselho de Ministros, em 2022, aumento do acesso e retenção da rapariga na escola que passou de 17 % para cerca de 50%, assim como a redução da taxa de mortalidade infantil de 97% para 77% em cada mil nascidos.
Fonte: Jornal Noticias