27.1 C
New York
Thursday, September 25, 2025
No menu items!
No menu items!
InícioInternacionalProcuradores devem insistir em lista tríplice ao fim deste mandato de Gonet

Procuradores devem insistir em lista tríplice ao fim deste mandato de Gonet

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) deve insistir na indicação por meio da lista tríplice para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). O mandato do atual PGR, Paulo Gonet, termina em dezembro deste ano e ele poderá ser reconduzido ao cargo.

Essa é uma demanda de parte dos servidores, que não é prevista por lei. Desde 2001, a ANPR realiza as eleições e os três nomes mais votados são enviados para o presidente da República. Cabe ao chefe de Estado fazer a indicação e não tem obrigatoriedade de seguir algum dos três nomes.

A lista tríplice foi respeitada nos dois primeiros mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).

O ex-presidente Jair Bolsonaro não seguiu a sugestão dos integrantes do Ministério Público Federal (MPF). Lula, neste terceiro mandato, indicou Gonet que também estava fora da lista.

Entretanto, o nome do atual PGR foi bem recebido. Gonet é considerado um perfil mais “técnico” e tem sido bem avaliado pelos pares.

A denúncia, no inquérito da tentativa de golpe de Estado, foi considerada o maior “teste” de Gonet até o momento e a impressão, de integrantes da PGR, é que ele se fortaleceu.

Por isso, apesar da insistência na lista tríplice, a avaliação de integrantes do governo é que Gonet deve ser reconduzido ao cargo para um novo mandato.

Auxiliares de Lula apontam que a avaliação do presidente sobre a atuação de Gonet é “muito positiva”.

Fonte: CNN Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Chapo apela à unidade global na sessão da Assembleia-Geral da ONU

0
O Presidente da República, Daniel Chapo, fez a sua estreia na 80ª Sessão da Assembleia-Geral  das Nações Unidas em Nova Iorque, onde defendeu o...
- Advertisment -spot_img