Início Internacional Projeto reforça combate a explosivos improvisados na África Oriental

Projeto reforça combate a explosivos improvisados na África Oriental

0
O Escritório das Nações Unidas de Contraterrorismo lançou, neste 11 de setembro, na sede da ONU, um novo projeto para apoiar países da África Oriental no combate ao uso terrorista de engenhos explosivos improvisados, IEDs, (na sigla em inglês).

A iniciativa “Apoiar a África Oriental no combate ao uso terrorista de IEDs”  terá duração de três anos e visa reforçar a segurança de países como Quênia, Somália e Uganda.

Ação contra minas

A ideia é fortalecer quadros legislativos e o aumento da capacidade das autoridades nacionais para prevenir e responder a estas ameaças.

O projeto é financiado pelo Governo do Canadá e conta com o Serviço de Ação contra Minas das Nações Unidas, Unmas, como parceiro técnico.

Foto: Minusma/Marco Dormino
Serviço de Ação contra as Minas das Nações Unidas, Unmas.

Entre 2020 e 2024, o uso de IEDs por atores não-estatais na África aumentou em média 12% por ano, tornando-se a arma preferida de vários grupos terroristas.

Só no primeiro semestre de 2025, o número de incidentes confirma a tendência de crescimento, sendo a África Oriental uma das regiões mais afetadas.

Cooperação

A Assembleia Geral da ONU, na sua 8ª revisão da Estratégia Global de Contraterrorismo, apelou aos Estados-membros para que intensifiquem os esforços para impedir que terroristas adquiram armas e explosivos, manifestando preocupação com o uso crescente de IEDs em atividades terroristas.

O evento de lançamento contou com a participação de representantes de Estados-Membros, incluindo Quênia, Somália e Uganda, além da Missão Permanente do Canadá junto à ONU.

A sessão destacou a importância da cooperação internacional e do reforço das capacidades nacionais para enfrentar um fenômeno que continua a evoluir rapidamente em termos de obtenção, produção e utilização destes engenhos por grupos armados.

Fonte: ONU

Exit mobile version