Por: Gentil Abel
A Empresa Águas da Região do Sul, SA (AdRS) informou que o abastecimento de água em diversos bairros da cidade de Xai-Xai está a ser condicionado devido ao roubo e vandalização de equipamentos elétricos no Posto de Transformação (PT) do subsistema de abastecimento do Bairro 13.
O incidente ocorreu na madrugada desta quarta-feira, 4 de setembro, e afectou directamente a operação do sistema de fornecimento de água que serve os bairros 13, 1 e 24 de Patrice Lumumba, 2, 8, 12, Malhangalene, Bobowine e Fenicelene.
Como consequência, o processo de produção de água encontra-se temporariamente limitado, gerando restrições no fornecimento para as zonas afectadas.
A AdRS informou ainda que equipas técnicas já se encontram no terreno a trabalhar para repor a normalidade do serviço o mais rapido possível. A previsão é de que o restabelecimento do fornecimento de água ocorra de forma gradual até que se resolva o sucedido.
De salientar que a subtração de equipamentos de uma infraestrutura essencial, cuja função é garantir o acesso à água potável para milhares de pessoas, é atacar directamente a saúde pública, a dignidade humana e o bem-estar da comunidade. Pois, trata-se de um crime contra todos, um atentado à convivência civilizada e à solidariedade social.
No entanto, a empresa agradece a compreensão dos seus clientes e reafirma o seu compromisso com a prestação de um serviço de qualidade, apesar dos desafios enfrentados.