27.1 C
New York
Saturday, September 27, 2025
InícioSaúdePMA apoia iniciativa de nutrição que beneficiou mais de 32 mil na...

PMA apoia iniciativa de nutrição que beneficiou mais de 32 mil na Guiné-Bissau

O Programa Mundial de Alimentos, PMA, implementará um projeto de nutrição que pretende fazer uma cobertura completa da ação do governo na Guiné-Bissau na sequência de uma troca da dívida de US$ 6,7 milhões com a Espanha.

Autoridades espanholas anularam US$ 5,3 dos 12 milhões da dívida da Guiné-Bissau, caso o país africano invista o valor restante no apoio à prevenção e ao tratamento da desnutrição implementados pela agência da ONU.

Conversão de dívida

Uma delegação espanhola avaliou recentemente o progresso da iniciativa. Três centros de saúde foram visitados na região de Oio, que apresenta índices de atraso de crescimento mais críticos, com 36,8%, e onde os níveis de desnutrição aguda chegam a 6,6% em crianças menores de cinco anos.

Nas regiões de Bafatá e Gabu, o pico da prevalência é de 31,6 e 30,5 pontos percentuais. A situação nutricional é considerada deficiente, de acordo com a   classificação da Organização Mundial da Saúde, OMS. 

A irmã Valéria Amato é responsável do Centro Sanitário Madre Caterina Troiani no setor de Nhacra, norte da Guiné-Bissau. Ela vê “esperança e satisfação da comunidade beneficiária” pela ação.

“O nosso povo precisa mais do que nunca, sabemos porque estamos nesta luta. Então, podemo-nos sentir mais aliviados e o povo, sobretudo os grupos vulneráveis como mães, crianças acometidos pelo HIV, com desnutrição e outros problemas, poderão vir a ser beneficiados. Isso nos dá grande consolo.”

A irmã Valéria Amato é responsável do Centro Sanitário Madre Caterina Troiani no setor de Nhacra, norte da Guiné-Bissau
PMA

A irmã Valéria Amato é responsável do Centro Sanitário Madre Caterina Troiani no setor de Nhacra, norte da Guiné-Bissau

Crianças e Mulheres

O programa presta apoio aos necessitados abordando questões de nutrição e segurança alimentar, especialmente em crianças. Muitas famílias guineenses não têm condições para dar alimentação adequada aos filhos. Apenas 32% da população têm acesso a uma alimentação saudável e nutritiva.

Entre as ações previstas pela iniciativa estão transferências em dinheiro a mulheres, meninas grávidas e novas mães que frequentam consultas pré e pós-natais. 

O projeto deverá também sensibilizar estes grupos sobre práticas de alimentação de bebês e crianças na implementação do Programa da Gestão Comunitária de Desnutrição Aguda. 

O ministro guineense da Saúde Pública, Domingos Malú, disse que a ideia é apoiar os esforços do governo para atingir as seis prioridades globais de nutrição da OMS.

HIV/Aids e Tuberculose

“Não é demais fazer seguimento àquilo que é execução, é nesta perspectiva que saímos em conjunto para vir as localidades e ver como é que são aplicados os fundos e como aquilo que é alocado é recebido pelos beneficiários. Constatamos enormes dificuldades, ainda há uma necessidade do engajamento do Estado da Guiné-Bissau.”

O projeto de nutrição do PMA cobrindo cinco regiões e Bissau atua desde 2022 na prevenção da desnutrição aguda em mulheres, crianças e pessoas vivendo com HIV e tuberculose. A iniciativa também oferece cuidados pré-natais. 

Em 2023, um total de 31.843 crianças e 607 mulheres foram assistidas pela iniciativa. 

Mulheres pescam no rio na Guiné-Bissau.
UNDP Guinea Bissau

Mulheres pescam no rio na Guiné-Bissau.

Impacto na vida das pessoas

Dados recentes indicam que 23% das pessoas vivendo com HIV, ou 3% da população do país, estão desnutridas. Nos pacientes com tuberculose, a cifra é de 43%. A insegurança alimentar afeta um quinto dos pacientes com as duas condições.

O PMA elogiou “o apoio de Espanha e a liderança do governo guineense” em implementar o projeto e destacou a atuação conjunta para tornar mais eficientes as mudanças com impacto na vida dos beneficiários.  

A agência atua com o Fundo da ONU para a Infância, Unicef, em ações comunitárias de nutrição, água e saneamento em escolas e unidades de saúde em apoio a crianças menores de cinco anos e em idade escolar, além de mulheres grávidas e lactantes.

Fonte: ONU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

MSF suspende actividades em Mocímboa da Praia devido à escalada da...

0
A organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou, esta sexta-feira, a suspensão temporária das suas actividades em Mocímboa da Praia, na província de Cabo...
- Advertisment -spot_img