A Liga Moçambicana de Futebol (LMF) e a Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE) rubricaram um acorde de patrocínio que está incluso nos esforços para garantir a fundos necessários para a realização do principal Campeonato Nacional de Futebol. A seguradora é uma das três empresas indicadas pelo Governo para garantir a sustentabilidade financeira para o decurso do Moçambola 2025.
Por Rosário Rafael
O memorando de entendimento que prevê o apoio da seguradora à edição 2025 do Moçambola, foi rubricado na manhã desta segunda-feira, 4 de Agosto, entre o Presidente da LMF, Alberto Simango Júnior, e o Presidente do Conselho de Administração da EMOSE, Janfar Abdulai.
Sem revelar o impacto financeiro deste acordo, o presidente da LMF manifestou a sua satisfação pelo restabelecimento da parceria com a seguradora.
“Acabámos de testemunhar a assinatura do memorando de entendimento entre a Liga Moçambicana de Futebol e a EMOSE. Este momento está carregado de simbolismo. Todos sabemos que, há já algum tempo, a nossa relação institucional tinha deixado de existir. Após calorosas negociações, conseguimos chegar a um bom porto. Esta assinatura deixa-nos muito satisfeitos, pois vai catapultar o trabalho que temos vindo a desenvolver para reforçar a capacidade da nossa instituição, assim como apoiar todos os clubes no que diz respeito à componente de seguros abordada neste acordo. Sentimo-nos felizes por estarmos, mais uma vez, a responder à missão que nos foi confiada pelos clubes: trazer mais parceiros para reforçar a nossa capacidade e garantir o bom desenrolar do campeonato, para a alegria de todos”, disse Simango.
Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração da EMOSE, Janfar Abdulai, sublinhou a importância da assinatura do memorando.
“Hoje é um dia muito importante para as nossas duas instituições. Particularmente para nós, enquanto EMOSE – Empresa Moçambicana de Seguros – que, no âmbito das nossas acções de responsabilidade social, temos vindo a apoiar também o desporto nacional. Este é um sinal inequívoco e indelével que acabámos de dar, ao apoiar a Liga Moçambicana de Futebol no desenvolvimento do futebol nacional, oferecendo não só apoio financeiro e logístico, mas também em termos de segurança. A EMOSE vende seguros, e o seguro é um componente essencial para garantir a sustentabilidade de qualquer actividade, dentro e fora do país”, Janfar Abdulai.
Abdulai fez ainda referência ao recente infortúnio sofrido pela Associação Desportiva de Vilankulo, destacando a relevância dos seguros em situações como essa.
“O futebol é uma actividade que exige uma componente de seguro. Todos acompanhámos recentemente o infortúnio que envolveu a equipa de Vilankulo. Em casos como aquele, além do apoio médico às vítimas, é fundamental garantir que haja cobertura de seguro, pois as despesas decorrentes do sinistro devem ser suportadas pela seguradora. Não sabemos ao certo em que situação se encontravam os atletas, mas é precisamente para prevenir ou mitigar situações como aquela que as seguradoras existem”, referiu o PCA da Emose.
A cerimónia de assinatura foi testemunhada por quadros da Liga Moçambicana de Futebol e da EMOSE. (LANCEMZ)
Fonte: Lance