Por Julião Tsowo
Apesar de ter sido resposta a iluminação, o recinto só poderá acolher jogos no período diurno. Por outro lado, a capacidade para acolher espectadores também foi condicionada, sendo que dos 42 mil o estádio só poderá receber 15 mil espectadores durante os jogos sob égide da CAF e FIFA.
“Os jogos só podem ser realizados de dia e só poderão ter 15 mil espectadores e não 42 mil como é de praxe, a lotação máxima do estádio”, disse a Directora do Fundo de Promoção Desportiva, Sílvia Langa.
A aprovação do estádio é temporária, o FPD ainda poderá trabalhar juntamente com a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) por forma a ter a aprovação total do estádio.
Ainda estão em curso as actividades de edificação do murro de vedação do estádio por forma a criar condições de segurança. A zona reservada para a imprensa também já conta com as mesas montadas para o exercício das suas actividades.
O aval foi dado após a realização da inspeção nos dias 14 e 15 de Julho e na última sexta-feira, 1 de Agosto, a CAF realizou mais uma inspeção com vista apurar se o estádio estava em condições de receber jogos internacionais, ao que posteriormente nesta segunda-feira, a entidade gestora do futebol africano aprAvou o ENZ, segundo deu a conhecer Langa.
Silvia Langa deu conta que o desafio continua presente para os gestores da infraestrutura, particularmente no que diz respeito à sua manutenção e sobretudo as ameaças e riscos que se apresentam devido ao facto de o Estádio estar nas proximidades do mercado grossista do Zimpeto, contando para tal com a colaboração da Polícia da República de Moçambique e do Conselho Municipal de Maputo.
Assim sendo, os Mambas poderão receber o Botswana em Setembro para a qualificação ao Campeonato do Mundo 2026, os clubes Ferroviário de Maputo e Black Bulls têm à disposição o ENZ para receber os seus adversários nas afrotaças.
Refira-se que o país conta agora com duas instalações desportivas aprovadas pela CAF para receber jogos internacionais, a saber, o campo da Associação Black Bulls, a Lalgy Arena, porém, apenas para as fases pré-eliminatórias das competições africanas e o Estádio Nacional do Zimpeto para todas as provas internacionais.
Fonte: Lance