Trump anuncia tarifas de 25% sobre automóveis, produtos farmacêuticos e semicondutores

0
64

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na terça-feira, 18 de Fevereiro, que irá impor tarifas de 25% sobre automóveis importados, além de taxas semelhantes sobre semicondutores e produtos farmacêuticos. A medida, que deverá entrar em vigor a partir de 2 de Abril, insere-se na estratégia de Trump para reformar o comércio global, podendo gerar fortes repercussões no comércio internacional.

A decisão surge dias depois de membros do gabinete presidencial apresentarem a Trump opções para novos impostos sobre importações, numa altura em que o governo norte-americano busca reequilibrar o comércio externo e reduzir o que considera ser um tratamento injusto dos produtos americanos nos mercados estrangeiros.

“A União Europeia cobra uma tarifa de 10% sobre as importações de automóveis, quatro vezes superior à taxa de 2,5% aplicada pelos EUA sobre carros de passageiros. No entanto, os EUA já aplicam uma tarifa de 25% sobre camionetas provenientes de países que não o México e o Canadá”, justificou Trump.

União Europeia prepara resposta

A decisão dos EUA gerou preocupação entre os líderes europeus, que se preparam para negociações de emergência. O chefe do Departamento de Comércio da União Europeia, Maros Sefcovic, deverá reunir-se na quarta-feira, 19 de Fevereiro, com os seus homólogos norte-americanos em Washington, incluindo o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, o Representante Comercial dos EUA, Jamieson Greer, e o Director do Conselho Económico Nacional, Kevin Hassett.

Trump afirmou que a UE já teria sinalizado a intenção de reduzir as tarifas sobre os automóveis americanos para um nível semelhante ao dos EUA. No entanto, líderes europeus negaram qualquer compromisso nesse sentido.

“Se a União Europeia quiser evitar tarifas recíprocas, terá de aumentar as suas importações de automóveis e outros produtos norte-americanos”, declarou Trump.

Tarifas sobre semicondutores e produtos farmacêuticos

Além do setor automóvel, Trump anunciou que irá impor tarifas de 25% sobre semicondutores e produtos farmacêuticos importados, com previsões de aumentos progressivos ao longo do próximo ano.

“As tarifas iniciais serão de 25% ou mais, podendo ser ampliadas em diferentes sectores caso os parceiros comerciais dos EUA não colaborem”, disse o presidente durante um evento na sua propriedade em Mar-a-Lago, Flórida.

<

p style=”margin-top: 0in;text-align: justify;background-image: initial;background-position: initial;background-size: initial;background-repeat: initial;background-attachment: initial”>O anúncio surge num momento de crescentes tensões comerciais entre os EUA e seus parceiros, com impactos potenciais na indústria automóvel, tecnológica e farmacêutica global. Analistas alertam para retaliações por parte da UE e de outros países, o que poderia agravar a instabilidade económica mundial nos próximos meses.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui