27.1 C
New York
Sunday, December 14, 2025
InícioTecnologiaNo âmbito do mês de consciencialização em segurança cibernética: INTIC promove a...

No âmbito do mês de consciencialização em segurança cibernética: INTIC promove a criação dos CSIRTs  sectorias

No âmbito do mês de consciencialização em segurança cibernética: INTIC promove a criação dos CSIRTs  sectorias

Decorreu no dia 29 de Outubro do corrente ano, nas instalações do INTIC, uma formação on line, para promover a criação de Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética (nCSIRT) e estabelecimento da Rede Nacional de nCSIRTs.

O webinar foi moderado pelo Técnico de nCSIRT Nacional, Onélio Zavala e estiveram como oradores, Gonçalo Silva, analista de segurança de TI-CNCS, Portugal, Engª Lúcia Zimba, Técnica do CSIRT Nacional e João Sitoe, Administrador de Redes e Sistemas.

O debate esteve em torno de adopção de mecanismos para minimizar problemas relacionados à segurança cibernética.

 As contribuições foram colocadas por diversas figuras que participaram activamente, propondo a necessidade de aplicação de melhores práticas e responsabilidade na internet para redução de crimes.

” É necessário investimento em cursos on-line e recursos humanos capacitados para replicarem os conhecimentos e criarem nas instituições e organizações grupos de respostas robustos”, disse Gonçalo.

Gonçalo acrescentou que para além de técnicos informáticos, o nCSIRT deve também ser constituído por juristas para auxiliarem nas acções a serem executadas, para melhor responder-se a demanda.

 Lúcia Zimba fez menção à falta de técnicos qualificados, de investimento no sector de segurança, o que causa constrangimento na promoção e difusão de informações sobre o nCSIRT.

De referir que o INTIC estabeleceu Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética (nCSIRT), no contexto dos esforços do Governo para responder aos desafios de combate ao cibercrime, é papel do nCSIRT detectar, analisar e responder pontualmente a ataques de Harckers, ou de piratas electrónicos que roubam e fazem o uso indevido de dados e informações alheias, protagonizando chantagens, ameaças, dentre outros crimes.

Fonte: INTC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Os soldados de paz da ONU em capacetes azuis patrulham uma estrada de terra em Abyei, Sudão do Sul, ao lado de veículos blindados.

Ataques com drones mataram seis soldados de paz e feriram oito...

0
Seis capacetes azuis de Bangladesh da Unisfa morreram e oito ficaram feridos em ataques com drones na base da ONU em Kadugli, Sudão. A região disputada de...
- Advertisment -spot_img