O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), aparecem em primeiro e segundo lugar, respectivamente, como preferências da população da Bahia para assumir o cargo de senador em 2026, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (24).
De acordo com a pesquisa, Rui Costa tem 43,8% das intenções de voto, e Jaques Wagner, 34%.
A simulação é de um cenário estimulado, ou seja, os nomes dos candidatos foram apresentados aos entrevistados e cada eleitor poderia citar até dois dos concorrentes.
Na sequência dos petistas aparecem João Roma (PL), ex-ministro da Cidadania do governo de Jair Bolsonaro (PL), com 24,6%; Doutora Raissa Soares (PL), ex-candidata ao Senado, com 11,2 %; senador Ângelo Coronel (PSD), com 11% das intenções de votos; deputado federal Adolfo Viana (PSDB), com 7,4%; deputado federal Márcio Marinho (Republicanos), com 6,7%; e o ex-deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos), com 5,3%.
A coleta de dados deu-se através de entrevistas pessoais, entre os dias 17 e 20 de março de 2025. Foram ouvidas 1.640 pessoas em 65 municípios baianos. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e 95% de nível de confiança.
*Estimulada — Cada entrevistado poderia citar até dois candidatos
*Sob supervisão
Fonte: CNN Brasil