No Japão, Guterres diz que África está pronta para avançar

0
6
Para António Guterres, o evento no Japão mostra haver parcerias necessárias para concretizar a visão da África por um futuro justo, inclusivo e sustentável

O secretário-geral, António Guterres, participa da 9ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano, Ticad, em Yokohama, Japão. O evento acontece entre esta quarta e sexta-feiras.

Na abertura da conferência, sob o tema “Cocriando Soluções Inovadoras com a África”, o chefe da ONU disse que a região está pronta para o progresso enfatizando a população mais jovem do mundo, recursos naturais abundantes e um vibrante espírito empreendedor.

Mundo mais pacífico e sustentável

Para Guterres, o tema da reunião lembra que essas mesmas forças podem ajudar a moldar um mundo mais pacífico, próspero e sustentável, dentro e fora da África.

O secretário-geral ressaltou o momento de acelerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de investimentos, reformas e parcerias.

Chefe da ONU defende ser preciso aproveitar a inovação digital, incluindo a inteligência artificial para o desenvolvimento
© Unsplash/Lukas

Chefe da ONU defende ser preciso aproveitar a inovação digital, incluindo a inteligência artificial para o desenvolvimento

Ele mencionou as crises interconectadas envolvendo conflitos, mudanças climáticas, tensões comerciais, fragmentação econômica, aumento da dívida e crescentes desigualdades que ameaçam o desenvolvimento.

Guterres detalhou cinco prioridades para promover o avanço do continente com primazia para a reforma das instituições de governança global dos setores político e financeiro para refletir as realidades atuais. Segundo, apelou por investimento em cadeias de valor globais sustentáveis e integração regional.

Inteligência artificial para o desenvolvimento

Em terceiro lugar,  é preciso aproveitar a inovação digital, incluindo a inteligência artificial para o desenvolvimento. Em quarto mencionou a necessidade de um desenvolvimento centrado nas pessoas construindo o futuro da África com investimento nos jovens.

Por último, ele chefe pediu que seja reconhecido que a paz e a prosperidade andam de mãos dadas, silenciando as armas para conflitos em lugares como Sudão, República Democrática do Congo, Somália, Região do Sahel e outros.

Cooperação entre a União Africana e o Japão

Para Guterres, o evento no Japão mostra haver parcerias necessárias para concretizar a visão da África por um futuro justo, inclusivo e sustentável. Ele pediu soluções para construir um futuro de dignidade, oportunidades e paz.

A organização da cúpula planejou debates em sessões plenárias ilustrando as várias etapas da cooperação entre a União Africana e o Japão. A primeira é sociedade: concretizando um futuro sustentável.

Na vertente econômica, o foco é tratar da promoção do comércio e do investimento. Já na questão da paz e estabilidade, a discussão será em volta da garantia da dignidade e da segurança humanas. 

Fonte: ONU