27.1 C
New York
Saturday, January 31, 2026
InícioDesportoMF Lidera Diálogo na Conclusão da Missão do Artigo IV de 2025...

MF Lidera Diálogo na Conclusão da Missão do Artigo IV de 2025 do FMI

Resumo

O Ministério das Finanças conduziu hoje o diálogo central com a equipa do FMI durante a Missão do Artigo IV de 2025. A Ministra das Finanças, Carla Loveira, apresentou a avaliação macroeconómica do país e detalhou medidas em curso para reforçar a disciplina fiscal, estabilizar a dívida pública e proteger os grupos mais vulneráveis. O Governo comprometeu-se com a estabilidade macroeconómica, o fortalecimento do ambiente de negócios e o crescimento inclusivo, reconhecidos pelo FMI. O representante do FMI, Pablo Lopez, avaliou a recuperação gradual da economia, destacando a retoma do projeto de LNG pela TotalEnergies e a saída de Moçambique da lista cinzenta do Grupo de Ação Financeira. O FMI alertou para vulnerabilidades fiscais e dificuldades de financiamento, defendendo uma consolidação fiscal imediata e reformas estruturais.

O Ministério das Finanças conduziu hoje dia 21 de Novembro, o diálogo central com a equipa do FMI durante a Missão do Artigo IV de 2025. A Ministra das Finanças, Carla Loveira apresentou a avaliação macroeconómica do País e detalhou as medidas em curso para reforçar a disciplina fiscal, estabilizar a dívida pública e proteger os grupos mais vulneráveis, destacou também o compromisso do Governo com a estabilidade macroeconómica, o fortalecimento do ambiente de negócios e a promoção de um crescimento mais inclusivo, pontos amplamente reconhecidos pela missão do Fundo Monetário Internacional (FMI).Carla Loveira, liderou as discussões em representação do Governo e apresentou a avaliação macroeconómica nacional, destacando os esforços em curso para reforçar a disciplina fiscal, garantir sustentabilidade da dívida e proteger os grupos mais vulneráveis num contexto económico desafiante.

A Governante sublinhou a prioridade do Governo em promover estabilidade, melhorar o ambiente de negócios e impulsionar o crescimento inclusivo.

Por sua vez o representante do FMI, Pablo Lopez avaliou a recuperação gradual da economia após a contração registada no final de 2024 e reconheceu o controlo da inflação. O FMI considerou que a retoma do projecto de LNG pela TotalEnergies e a saída de Moçambique da lista cinzenta do Grupo de Acção Financeira reforçam a confiança dos investidores e melhoram as perspectivas de financiamento externo.

O FMI alertou para vulnerabilidades fiscais e dificuldades de financiamento, defendendo uma consolidação fiscal imediata e coordenada, acompanhada de maior flexibilidade cambial e reformas estruturais. A equipa destacou que estas medidas serão decisivas para garantir estabilidade macroeconómica e promover a criação de emprego.

O Chefe da Missão agradeceu o diálogo construtivo mantido com as autoridades moçambicanas e parceiros nacionais. O relatório final será submetido ao Conselho Executivo do FMI após validação interna.

Fonte: MEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

PAM Precisa de 32 Milhões de Dólares Para Responder à Crise...

0
As cheias no sul e centro do país já afectaram cerca de 700 mil pessoas e agravaram os riscos para a segurança alimentar, enquanto limitações de financiamento ameaçam reduzir drasticamente a assistência humanitária.
- Advertisment -spot_img