Por Vanildo Polege
No comunicado, a Black Bulls especifica ainda que, o pagamento será feito de forma faseada, isto é, em três tranches, durante os anos 2025, 2026 e 2027, totalizando milhão de Euros, valor acordado durante as negociações com o clube português, superando ao anteriores 600 mil euros estabelecidos no contrato.
Para fechar o acordo, as negociações foram feitas de forma directa entre as partes envolvidas de forma autónoma entre os leões e cada uma das entidades envolvidas no processo ligado ao atleta moçambicano.
Por outro lado, não se sabe quanto o clube de formação de Geny Catamo, Maxaquene, poderá receber neste negócio, visto que os “tricolores” deverão beneficiar de valores previstos no mecanismo de solidariedade da FIFA destinado aos anos de formação do jogador nos tricolores.
EIS NA ÍNTEGRA O COMUNICADO DA BLACK BULLS:
“Acordo entre a Associação Black Bulls e o Sporting Clube de Portugal sobre os direitos económicos do atleta Geny Catamo:
Face ao impasse verificado nas negociações entre o Amora FC e o Sporting Clube de Portugal ao longo dos últimos anos, foi recentemente alcançado um entendimento tripartido entre as partes envolvidas (ABB#AFC#SCP), no qual ficou definido que as negociações passariam a decorrer de forma autónoma entre o SCP e cada uma das entidades.
No seguimento das negociações diretas entre a Associação Black Bulls e o Sporting Clube de Portugal, tendo em vista a aquisição definitiva dos direitos económicos do atleta Geny Catamo por parte do clube lisboeta, e tendo sempre em consideração os interesses estratégicos da nossa instituição, é com satisfação que informamos que foi celebrado um acordo no montante de €1.000.000 (um milhão de euros), valor superior aos €600.000 (seiscentos mil euros) inicialmente estipulados contratualmente. Este montante será liquidado diretamente à ABB pelo SCP, repartido em três prestações, a serem pagas nos anos de 2025, 2026 e 2027.
Este entendimento assegura os interesses da ABB, reconhece o percurso e a valorização desportiva do atleta e representa mais um passo firme na consolidação da nossa política de formação e promoção de talentos”. (LANCEMZ)
Fonte: Lance