Os jogadores Diogo Calila e Faisal Bangal (ambos em prevenção a lesões) trabalharam a parte no primeiro treino realizado na cidade de Oran, na Argélia, tendo em vista o jogo desta terça-feira, dia 14 de Outubro, diante da Somália a contar para a 10ª jornada do Grupo G de qualificação ao Mundial 2026.
Por Alfredo Júnior; em Oran, na Argélia
A seleção nacional de futebol, Mambas, cumpriu na manhã desta o seu primeiro treino em Oran, onde vai realizar o jogo diante da turma da Somália. Este treino foi depois de ter cumprido uma longa viagem de Maputo até, primeiro Doha onde fizeram uma escala nesta cidade de Qatar, e depois partiu para Argel e da capital argelina viajou num voo charter até Oran, a segunda maior cidade argelina.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Os jogadores Keynes Abdala e Diogo Calila deram conta de como é que está a seleção nacional de futebol para este jogo.
“Dizer que já estamos a prepararmo-nos para o jogo contra a Somália, o mais importante neste momento agora é tentar recuperar ao máximo fisicamente, pelas todas as viagens que fizemos, para poder estar fisicamente a 100% para o jogo, porque isso acho que é o mais importante”, referiu Calila.
“Nós nos enganamos bem, estamos com uma dinâmica inimiga, como disse o colega, estamos principalmente focados em recuperar fisicamente, em recuperar o esforço que gastamos durante a viagem, e vamos agora para o primeiro treino, e ouvir quais são as novas indicações que a comissão técnico tem para nós”, disse Abdala antes do treino.
Diogo Calila fez um trabalho à parte neste início de treino, tendo em conta que está a recuperar de uma lesão contraída recentemente pelo seu clube, o mesmo aconteceu com o jogador Faisal Bangal, que vem da titularidade no jogo diante da Guiné. Porém, Diogo Calila garantiu que está apto para ir a jogo nesta terça-feira.
Os jogadores dos Mambas estão cientes da tarefa hercúlea que é chegar ao Mundial, em termos matemáticos, ainda é possível, mas, realisticamente falando, as contas são bem difíceis de fazer.
“Bem, as perspetivas mantêm-se, que é sempre dignificar a nação, dignificar a seleção, dignificar o nome do país que nós todos carregamos aqui no campo, e sempre, humildemente”, referiu Abdala, acrescentando que “quanto ao próximo jogo, é o que nós esperamos agora de saber com o treinador, com o míster, quais serão as estratégias, quais serão os métodos que nós iremos implementar em campo, mas, fora isso, sempre com a mesma postura, com o mesmo rigor, com a mesma disciplina e respeito, sem motivo de agressão.
O jogador Keynes Abdalla continua nas escolhas de Chiquinho Conde, aguardando ansiosamente para o dia da sua estreia com a camisola dos Mambas.
“Bem, a chamada à selecção é sempre emocionante, é sempre gratificante, eu sempre agradeço pela confiança que é depositada, pois, como Keynes, há vários e, ainda aqueles que continuam a ser chamados, é sempre uma honra representar o país, onde quer que seja, e espero fazer o meu melhor, e este é o meu desafio”,
Abdala aguarda ansiosamente pelo dia em que vai ser lançado a jogo pela equipa principal de Moçambique.
Este é o ambiente que se verificou aqui no treino da Selecção Nacional de Futebol, o primeiro a realizar-se aqui em Oram, onde, como disse, na terça-feira, dia 14, pelas 17 Horas (18 em Maputo), vai defrontar a turma da Somália. E, precisamente, na segunda-feira, à hora do jogo, os Mambas vão fazer o ensaio, isto é o reconhecimento do piso onde vão enfrentar a Selecção da Somália, que escolheu esta cidade da Argélia, em virtude de não ter um campo oficial aprovado pela CAF para realizar os seus jogos e conta com total apoio da Federação Argelina para acolher Moçambique nesta partida. (LANCEMZ)
Fonte: Lance