Por Rosário Rafael
As “canarinhas” de Leonel Manhique entraram com garra e rapidamente foram somando pontos, impedindo a Liga de fazer o seu jogo. O resultado ao final do primeiro quarto indicava 33-7.
O segundo quarto foi mais disputado, com a formação da Liga a conseguir 11 pontos, mas o Costa do Sol manteve o ritmo elevado e, com o resultado de 61-18, as equipas foram para o intervalo.
No terceiro quarto, as “canarinhas” voltaram a somar 28 pontos — os mesmos do segundo período —, permitindo apenas 6 à formação de Chimoio e deixando o marcador em 89-24.
No último quarto, a supremacia das “canarinhas” foi por demais evidente, não permitindo qualquer ponto ao Clube Liga de Chimoio e fixando o resultado final em 105-24.
Os destaques vão para Neide Temporário, cestinha da partida com 22 pontos, 100% de eficácia nos lances livres e 3 ressaltos ganhos; Eleutéria Chavanguane, com 16 pontos, 5 ressaltos e 100% de eficácia nos lances livres; e Shelsia Rafael, com 14 pontos, 6 ressaltos e 66% de acerto no tiro exterior.
LÁZIO DE MAPUTO DERROTA FERROVIÁRIO DE NACALA E CIMENTA TERCEIRA POSIÇÃO
A Lázio de Maputo derrotou o Ferroviário de Nacala por 63-39, em partida referente à 5.ª jornada da Liga SASOL, consolidando assim a terceira posição na tabela classificativa.
O primeiro quarto da partida foi equilibrado, com as duas equipas a alternarem a liderança no marcador, mas foi a Lázio que, no final, levou a melhor com 10-7.
O segundo quarto manteve o equilíbrio, com ambas as formações a demonstrarem garra e deixando tudo em aberto para a segunda parte. Ao intervalo, a Lázio vencia por 23-19.
No regresso para a segunda parte, nada fazia prever o que aconteceu no terceiro quarto: as “locomotivas da Maiaia” não conseguiram somar qualquer ponto, enquanto a Lázio aproveitou para fazer 26, dilatando a vantagem para 49-19.
Era preciso um jogo perfeito do conjunto nacalense para inverter uma diferença de 30 pontos. No último quarto, com uma sucessão de triplos, Regina Veloso, do Ferroviário de Nacala, levantou o pavilhão da A Politécnica e, com praticamente metade dos pontos da sua equipa nesse período, conseguiu reduzir a desvantagem para 24 pontos, fixando o resultado final em 63-39.
Regina Veloso, do Ferroviário de Nacala, foi a cestinha da partida com 17 pontos, 5 ressaltos, 57% de acerto no tiro exterior e 100% nos lances livres. Do lado da Lázio, o destaque vai para Benezita, com 14 pontos, 6 assistências e 3 ressaltos. (LANCEMZ)
Fonte: Lance





