InícioNacionalSociedadeFormação gratuita de 120 motoristas reforça qualidade do transporte público em Maputo

Formação gratuita de 120 motoristas reforça qualidade do transporte público em Maputo

Resumo

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo está a promover uma formação gratuita para 120 motoristas de transporte semi-coletivo de passageiros, com o objetivo de melhorar a qualificação e a segurança no transporte público. Esta iniciativa, realizada em parceria com a Escola de Condução da Empresa Municipal de Transportes de Maputo, faz parte das medidas municipais para organizar e profissionalizar o setor dos transportes. Além disso, o município lançou uma campanha de licenciamento massivo e gratuito, emitindo mais de 1.000 licenças este ano, e está a formar motoristas sem carta profissional. O Conselho Municipal destaca a importância de investir na valorização dos profissionais do volante, visando um serviço de transporte público mais seguro e eficiente para os munícipes.

Maputo, 22 Jun (AIM) – A cidade de Maputo acolhe, a partir deste mês de Junho, uma formação gratuita destinada a 120 motoristas de transporte semi-colectivo de passageiros, promovida pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo, através da Escola de Condução da Empresa Municipal de Transportes de Maputo (EMTPM).

A formação decorre em várias turmas e tem como objectivo melhorar a qualificação dos motoristas e reforçar a segurança no transporte público, enquadrando-se nas medidas municipais de organização e profissionalização do sector dos transportes.

Segundo o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Razaque Manhique, a iniciativa complementa a campanha de licenciamento massivo e gratuito lançada pelo município.

“Enquanto no ano passado foram emitidas 461 licenças, este ano, até 19 de Junho corrente, conseguimos emitir 1.070 licenças. Decidimos também formar gratuitamente os motoristas que não possuíam carta profissional, para que possam exercer a actividade dentro da legalidade, sem custos adicionais”, afirmou.

O edil sublinhou que a medida representa mais do que um simples procedimento administrativo, constituindo um investimento directo na valorização dos profissionais do volante.

“Estamos a investir em pessoas que diariamente transportam milhares de munícipes para os seus locais de trabalho, escolas, hospitais e mercados”, destacou.

A campanha de licenciamento massivo e gratuito foi lançada a 11 de Maio deste ano, com o objectivo de integrar os transportadores no sistema formal, facilitar o cumprimento da lei e reduzir práticas irregulares na via pública. Devido à elevada adesão, a iniciativa foi prorrogada por mais sete dias.

O município considera que a formação dos motoristas é essencial, uma vez que cada condutor transporta vidas humanas e assume responsabilidade directa pela segurança dos passageiros.

Apesar dos progressos registados, as autoridades reconhecem que ainda existem operadores em situação irregular, garantindo que novas fases de formação e licenciamento serão implementadas para abranger todos os interessados.

O Conselho Municipal reafirma, assim, o compromisso de continuar a melhorar o sistema de transporte público na capital, apostando na formação, legalização e organização do sector como pilares para um serviço mais seguro, eficiente e digno para os munícipes.
(AIM)
LT/pc

 

Fonte: aimnews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Após meio ano no FC Porto, Thiago Silva está de regresso...

0
O Fluminense oficializou esta segunda-feira o regresso de Thiago Silva, cerca de um mês depois da saída do defesa do FC Porto. O internacional...
- Advertisment -spot_img