INTIC Lidera Discussão sobre Inteligência Artificial na Educação Moçambicana em Capacitação Pedagógica
Maputo, 26 de Agosto de 2025 – O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC, IP) marcou presença na Sessão de Capacitação Pedagógica da Zona de Influência Pedagógica (ZIP) 22.3, realizada no Instituto Industrial e Comercial da Matola. O evento, que reuniu 266 profissionais da educação, incluindo professores e gestores escolares, teve como foco principal os desafios, riscos e estratégias da Inteligência Artificial (IA) no processo de Ensino-Aprendizagem em Moçambique.
Representando o INTIC, o Director da Divisão de Governação Digital, Dr. Eugénio Macumbe, e o Chefe do Departamento de Sistemas de Informação, Eng. Onélio Zavala, partilharam conhecimentos cruciais para o futuro da educação no país. A iniciativa, organizada pelo Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia da Matola, visou fortalecer as competências pedagógicas e incentivar a inovação no ensino.
A sessão foi aberta pela Coordenadora da ZIP 22.3, Dra. Elsa Silvestre, que contextualizou o evento e abordou desafios urgentes enfrentados pelas escolas, como o uso indevido das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o aumento do consumo de álcool e drogas entre os alunos e as recentes ocorrências de fraudes académicas.
Em sua intervenção, o Dr. Norberto Uamusse, Director Nacional Adjunto para a Formação de Professores, Formadores e Gestores, no Ministério da Educação e Cultura destacou a importância da formação contínua e a necessidade de preparar os educadores para as rápidas mudanças tecnológicas, dotando-os de competências e ferramentas digitais.

O Dr. Eugénio Macumbe, do INTIC, falou da “emergência da Inteligência Artificial no processo de Ensino-Aprendizagem: Desafios, riscos e estratégias no contexto moçambicano”. Ele enfatizou que a IA pode ser uma poderosa ferramenta de transformação para a educação moçambicana, desde que acompanhada de formação contínua, uso ético e políticas públicas adequadas. Macumbe explorou temas como os factores que aceleraram a adopção das TIC nas instituições de ensino, o papel das TIC na qualidade do ensino, o quadro legal e regulamentar das TIC em Moçambique, as tendências tecnológicas na educação para 2025 e o conceito de Inteligência Artificial, incluindo o livro recentemente lançado pelo INTIC sobre o tema.
O especialista do INTIC alertou para os riscos e desafios da IA na educação, mas também apresentou estratégias para a sua utilização ética, afirmando que “A Inteligência Artificial pode transformar os métodos de ensino, tornando-os mais inclusivos, personalizados e eficazes. No entanto, exige investimento em literacia digital e no desenvolvimento de competências docentes que permitam explorar o seu potencial de forma responsável”.
Complementando o programa, o Dr. Julião Ganhane, do Ministério da Saúde, abordou o tema do consumo de álcool e drogas no meio escolar, oferecendo ferramentas e estratégias de prevenção e intervenção para os docentes.
A participação do INTIC nesta capacitação reforça o seu compromisso com a transformação digital na educação, alinhado às prioridades nacionais de inclusão digital e modernização do sistema de ensino em Moçambique.
Fonte: INTC