O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o presidente do Chile, Gabriel Boric, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, na embaixada brasileira em Montevidéu.
Reunião aconteceu antes da posse de Orsi. Nas redes sociais, Lula destacou que o encontro visa “fortalecer a democracia com os companheiros”.
A post shared by Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)
O presidente chileno, Gabriel Boric, também compartilhou o momentos nas redes sociais, dizendo que a união dos lideres contempla “uma América do Sul mais unida e uma região mais forte diante dos novos cenários que este mundo turbulento nos apresenta”.
Boric também anunciou que “somente colaborando poderemos enfrentar os enormes desafios do nosso tempo”.
<
p dir=”ltr” lang=”es”>Solo colaborando podremos enfrentar los enormes desafíos de nuestro tiempo. Desde Montevideo, previo al cambio de mando presidencial, bogamos con @OrsiYamandu, @LulaOficial y @PetroGustavo por una Sudamérica más unida y una región más fuerte ante a los nuevos escenarios que nos… pic.twitter.com/VoynALk5kj
— Gabriel Boric Font (@GabrielBoric) March 1, 2025
Já o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, mencionou o fortalecimento de laços e a promoção da “união na América Latina”.
“Colômbia, Brasil, Chile e Uruguai, unidos pela democracia e pelas sociedades mais justas”, finalizou.
A post shared by Presidencia de Colombia 🇨🇴 (@infopresidencia)
Presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, agradeceu, em uma publicação temporária (story), aos presidentes por se juntarem a ele na “celebração da democracia”.
Em novembro, logo após as eleições uruguaias, Orsi esteve no Brasil para um encontro com Lula. Na ocasião, reforçou a importância da relação entre os dois países.
Fonte: CNN Brasil