O Ministério das Finanças (MF) realizou, na tarde desta Quarta-feira (01), em Maputo, um encontro de engajamento e socialização com o Banco de Moçambique e bancos comerciais, tendo como objetivo reforçar a transparência, promover boas práticas de mercado e consolidar a confiança entre o Estado e os principais intervenientes do sector financeiro nacional.Na sua intervenção, a Ministra das Finanças, Carla Louveira, destacou que o diálogo permanente com os investidores é fundamental para garantir não apenas a harmonização das medidas de curto prazo, mas também a estruturação de reformas que assegurem a modernização do mercado de dívida pública.
A governante alertou que a dívida interna mobiliária tem registado um crescimento significativo, agravado pelo perfil oneroso de custos e pela concentração das maturidades dos instrumentos financeiros. Este cenário exige uma gestão prudente do passivo, de forma a criar espaço fiscal que assegure o cumprimento do serviço da dívida, sem comprometer as despesas sociais e os investimentos públicos, anotou.
Para responder a estes desafios, o Executivo está a proceder à revisão do regime jurídico das Obrigações do Tesouro, a fim de diversificar e massificar o mercado de capitais. Esta iniciativa está alinhada com a Estratégia de Gestão da Dívida Pública a Médio Prazo 2025–2029, que prevê a evolução para a emissão e transacção de instrumentos de médio e longo prazos.
Louveira, enalteceu ainda a postura colaborativa dos bancos comerciais, que têm se posicionado como parceiros estratégicos do Governo na estabilização do sistema financeiro nacional. “O sucesso das reformas que estamos a implementar dependerá, em grande medida, do diálogo permanente e do espírito de cooperação que temos vindo a construir”, afirmou a dirigente.
O encontro marcou mais uma etapa no fortalecimento da parceria entre o Estado e o sector financeiro, sendo visto como um passo essencial para restaurar um ambiente macrofiscal sustentável e propício ao desenvolvimento económico e social de Moçambique.
Fonte: MEF