Resumo
Moçambique prevê assinar 21 acordos de cooperação com Portugal, podendo superar o recorde de cooperação bilateral com o Brasil. As áreas de destaque são Comunicações, Transformação Digital e Infraestruturas. A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela dos Santos Lucas, realçou a importância histórica desta cimeira e agradeceu o apoio de Portugal em momentos difíceis, como durante os ciclones e na área de Defesa e Segurança. A assinatura dos acordos representa uma oportunidade para fortalecer os laços entre os dois países.
Moçambique prevê assinar, amanhã, 21 acordos de cooperação com o governo português, podendo vir a suplantar desta forma o recorde de cooperação bilateral que aquele país lusófono tem até o momento, que é com Brasil.
De acordo com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela dos Santos Lucas, as áreas de Comunicações e Transformação Digital, assim como Infra-estruturas constituem as novas apostas de cooperação.
Para além de estreitar os laços históricos nesta área, a representante do Governo sublinhou que esta cimeira é também uma oportunidade do país mostrar a sua gratidão para com o povo português pela prontidão que sempre mostrou em ajudar nos momentos difíceis. “Tivemos três ou quatro ciclones, em consequência das mudanças climáticas e Portugal apoiou-nos. Também estamos a receber apoio do Governo português na área de Defesa e Segurança”, detalhou.
Fonte: Jornal Noticias






