27.1 C
New York
Saturday, November 22, 2025
InícioNacionalPolíticaMoçambique e Zimbabwe reforçam laços de cooperação 

Moçambique e Zimbabwe reforçam laços de cooperação 

Resumo

Moçambique e Zimbabwe reafirmaram compromisso de aprofundar cooperação bilateral e acelerar projetos estruturantes para reforçar integração económica regional. Durante a Visita de Estado do Presidente Emmerson Dambudzo Mnangagwa a Moçambique, destacaram importância de corredores logísticos, infraestruturas estratégicas e expansão da cooperação. Prioridades incluem dinamização de setores como transportes, recursos minerais, energia, agricultura, industrialização, turismo, digitalização e comércio bilateral. Chefe de Estado moçambicano realçou compromisso com corredores do Limpopo e da Beira, essenciais para comércio zimbabweano, e implementação do Porto de Techobanine e harmonização ferroviária no Zimbabwe. Ambos países têm responsabilidade de transformar potencial geoeconómico em eixo de crescimento regional, aproveitando Zona de Comércio Livre Continental Africana. Defendem remoção de barreiras comerciais, atração de investimentos conjuntos e criação de plataformas empresariais.

Moçambique e Zimbabwe  reafirmaram esta sexta-feira, em Maputo, o compromisso de aprofundar a  cooperação bilateral e acelerar projectos estruturantes que reforcem  a integração económica regional, no quadro da Visita de Estado do  Presidente Emmerson Dambudzo Mnangagwa a Moçambique. 

Durante o banquete oferecido ao Presidente do Zimbabwe por  ocasião da sua Visita de Estado a Moçambique, os dois Chefes de  Estado destacaram a importância dos corredores logísticos, das infra-estruturas estratégicas e da expansão das áreas de cooperação para  impulsionar o desenvolvimento partilhado.

Daniel Chapo destacou que a presença do  dirigente zimbabweano constitui “um testemunho vibrante da  vitalidade das relações de amizade, solidariedade e cooperação”  entre os dois povos. 

Como prioridade, o Chefe do Estado moçambicano destacou a  dinamização de sectores estratégicos com potencial de  transformação económica, nomeadamente: transportes e logística,  recursos minerais e energia, agricultura, industrialização, turismo,  digitalização e expansão do comércio bilateral. “Estes sectores  oferecem oportunidades tangíveis para gerar benefícios económicos  mútuos”, afirmou. 

O governante reafirmou ainda o compromisso inequívoco de  Moçambique com a operacionalização dos corredores do Limpopo e  da Beira, decisivos para o fluxo comercial zimbabweano. 

“Corredores eficientes são catalisadores da integração económica  regional e motores essenciais para o crescimento do comércio intra africano”, frisou. Considerou igualmente prioritária a implementação  do Projecto do Porto de Techobanine e a harmonização ferroviária no  Zimbabwe.

O estadista moçambicano recordou que os dois países têm uma  responsabilidade histórica de transformar o seu potencial  geoeconómico num eixo de crescimento regional, realçando a  oportunidade criada pela Zona de Comércio Livre Continental  Africana. Defendeu a remoção de barreiras comerciais, a atracção  de investimentos conjuntos e a criação de plataformas empresariais  para impulsar a industrialização e a competitividade. 

Por seu turno, o Presidente Zimbabweano, Emmerson Dambudzo Mnangagwa, afirmou  sentir-se “honrado e privilegiado” por regressar a Moçambique,  considerando esta a sua primeira Visita de Estado após a tomada de  posse do Presidente Chapo. 

Sublinhou que este encontro “constitui um  testemunho da relação entre os dois países, de forma a acelerar o  desenvolvimento partilhado e a prosperidade para os nossos povos”. 

Mnangagwa destacou que os dois países já  cooperam em energia, transporte, segurança e gestão da vida  selvagem, e assegurou que o Zimbabwe está preparado para  aprofundar sinergias em agricultura, educação, mineração, infra estruturas, tecnologias e resiliência climática. 

 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

PR recebe Cesaltina Lorenzoni após eleição de Moçambique à Presidência da...

0
O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, recebeu Cesaltina Lorenzoni, Chefe do Programa Nacional do Controlo do Cancro e Diretora Científica e...
- Advertisment -spot_img