27.1 C
New York
Friday, January 30, 2026
InícioEconomiaMOÇAMBIQUE RECEBE MAIS DE 637 MILHÕES DE METICAIS EM AJUDA INTERNACIONAL PARA...

MOÇAMBIQUE RECEBE MAIS DE 637 MILHÕES DE METICAIS EM AJUDA INTERNACIONAL PARA VÍTIMAS DAS CHEIAS

Por: Gentil Abel

Desde o início das cheias no país, estima-se que Moçambique tenha recebido um pouco mais de 637 milhões de meticais em assistência humanitária direta de parceiros internacionais para apoiar as vítimas nas últimas semanas de janeiro. Desta feita, a maior parte da ajuda veio das Nações Unidas, que disponibilizaram 319,5 milhões de meticais através do fundo CERF para áreas críticas como saúde, abrigo e alimentação. Outros contributos importantes incluem Timor-Leste, com 127,8 milhões de meticais, Noruega com 108,7 milhões de meticais, Estados Unidos com 63,9 milhões de meticais, e Portugal enviou 19,2 milhões de meticais em bens essenciais.

No entanto, além do apoio imediato, o Banco Mundial aprovou 450 milhões de dólares, cerca de 28,7 mil milhões de meticais, destinados à reconstrução e à resiliência a médio prazo. Estima-se que este montante será aplicado para fortalecer a infraestrutura, a habitação e os sistemas de alerta precoce, preparando o país para enfrentar futuras cheias.

Neste contexto, doações internas, como os 2,7 milhões de meticais da Assembleia da República e quase 1 milhão de meticais do Corpo Diplomático Africano, reforçam a resposta nacional e demonstram a união do país perante a emergência.

Assim sendo, espera-se que, após a situação se acalmar, o Estado moçambicano publique um relatório oficial detalhando a aplicação de cada valor recebido, de modo a reforçar a confiança da população e dos doadores na gestão dos recursos e permitindo uma análise transparente do impacto da ajuda internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

BRUNO LANGA PODE ESTREAR-SE SÁBADO NO ESTRELA DA AMADORA

0
O internacional moçambicano Bruno Langa está de regresso ao futebol português, após passagens pelo Amora, Vitória de Setúbal e Chaves. Agora, o lateral-esquerdo retorna...
- Advertisment -spot_img