InícioTecnologiaO “cubo” da Steam é um absurdo de caro. Jogadores irritados!

O “cubo” da Steam é um absurdo de caro. Jogadores irritados!

Resumo

A Valve lançou a sua Steam Machine a partir de 1039€ devido aos elevados preços dos chips DRAM e NAND Flash. A empresa enfrentou dificuldades no desenvolvimento do produto, levando a especulações sobre o cancelamento do projeto. A consola baseada na arquitetura AMD RDNA3 é mais potente que a PS5 de 2020, mas a diferença de desempenho pode ser mínima. A Steam Machine pode funcionar como um PC, mas o preço elevado e as especificações consideradas desatualizadas para 2026 geraram críticas. A Valve lançou uma versão sem comando para reduzir o preço, mas a viabilidade da consola é questionável face às expectativas para a próxima geração de consolas em 2029.

Parece-me óbvio que a Valve não queria lançar a sua Steam Machine a começar nos 1039€. Sim, a começar, se quiseres mais armazenamento, tens de meter ainda mais euros em cima da mesa. A empresa foi obrigada a tal devido ao absurdo de preço a que estão vários dos chips que dão vida a qualquer dispositivo nos tempos que correm. Como é óbvio, estamos a falar dos chips DRAM e NAND Flash, que dão vida à memória RAM e ao armazenamento SSD. A IA está a destruir tudo.

Na verdade, basta olhar para a confusão que foram estes meses entre o anúncio e o lançamento do produto, para perceber que a empresa andou a tentar perceber o que deveria ou poderia fazer para ter sucesso. Aliás, eu acredito a 100% que a Valve pensou mesmo em cancelar o projeto.

Mas, muito provavelmente, as coisas já estavam demasiado avançadas para voltar atrás.

steam machine

Portanto, lançar a meio de 2026 uma “consola” baseada na arquitetura AMD RDNA3 (28 CUs) a começar nos 1039€ parece uma piada de mau gosto. De facto, a consola da Valve é mais poderosa que a PS5 de 2020, mas não é por muito. Deverá ser complicado encontrar diferenças na performance.

Sim, é verdade que a Steam Machine acaba por ser mais que uma simples consola. Pode funcionar como um PC a sério, o que muda um bocadinho o jogo. Além disso, também posso perceber que a Valve não queira perder dinheiro e esta situação da AI não ajude. Mas, muito honestamente, mais valia cancelar o projeto. Lançar uma “consola” por este preço, com specs “más” para 2026, é incrível de mau, e é também um mau sinal para todos aqueles que ainda tinham esperança no mercado.

Aliás, para a consola aparecer mais barata no mercado, a Valve até lançou uma versão sem comando. Uma coisa que é… Um absurdo.

A única coisa que pode safar esta consola, é o facto de as consolas de nova geração serem muito provavelmente adiadas para 2029.

Ainda assim, uma consola acima dos 1000€, que tem 2 a 3 anos de vida, antes da nova geração elevar a barra de recomendações gráficas, é curto.

Em suma, tu por aí, davas mais de 1000€ por uma máquina destas ou preferias investir num PC tradicional às peças?

 

Fonte: Zero Zero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

PlayStation 6 em 2027 ou 2028? Esquece isso

0
Há algumas semanas, escrevi um artigo a afirmar que a Sony nunca iria lançar a sua consola de nova geração com dois ou três...
- Advertisment -spot_img